Atualizado em 5 de março de 2023.
Table of Contents
Selecionamos 4 livros sobre estratégia para que você posso aprofundar seus conhecimentos nessa arte.
Se por um lado a necessidade de elaborar estratégias sempre existiu, por outro o mercado, as pessoas e as exigências mudam constantemente, e isso exige um contínuo aprendizado. Nessa era em que a informação está muito facilmente acessível e ao mesmo tempo o volume de informações é enorme e crescente, é preciso saber filtrar todo o conteúdo.
A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho
Neste livro, Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, faz toda uma reflexão e análise sobre o fato de cada vez mais as informações, produtos e serviços estarem disponíveis para todos, especialmente quando tratamos da Internet. Em A Cauda Longa, Chris revela as oportunidades desse novo efeito chamado cauda longa e cita exemplos de sua aplicação em diferentes segmentos do mercado e da indústria. Ao invés dos mercados de massa, cada vez mais surgem nichos de mercado.
A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Tido como uma revolução no modo de pensar a estratégia, o livro A Estratégia do Oceano Azul veio para questionar e quebrar paradigmas e para propor um novo modelo de olhar para o mercado e elaborar estratégias, onde o foco não está em disputar com os atuais competidores, mas em criar novos mercados e com isso aproveitar melhor das oportunidades. O livro é recheado de exemplos de empresas que adotaram a Estratégia do Oceano Azul e traz, de maneira clara e objetiva, a maneira de implantar esse tipo de estratégia.
Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
De autoria de um dos mais influentes pensador e estrategistas de marketing, Philip Kotler, o livro Marketing 3.0 apresenta a evolução do marketing e como já estamos vivendo uma nova era, apesar de umas empresas atuarem como se vivessem em décadas atrás. O livro – e o novo marketing – é sustentado pelo conceito de que os clientes são seres complexos e multifacetados, isto, verdadeiramente seres humanos, e com isso os produtos e serviços devem ser oferecidos de acordo com essa realidade.
Estratégias 2.0 para a Mídia Digital – Internet, informação e comunicação
A mídia digital deixou de ser apenas uma opção e tornou-se exigência de presença para todas as empresas que querem se destacar e crescer. Nesse livro, Beth Saad discute casos significativos das grandes empresas internacionais e nacionais que atuam nas áreas da informação e da comunicação. Tanto para quem já possui conhecimentos em mídia digital como para quem deseja conhecer melhor esse mercado, o livro Estratégias 2.0 para a Mídia Digital é uma ótima indicação.
Quer ajuda para elaborar a estratégia de sua empresa?
A Decmer Consultoria Empresarial possui uma área dedicada à elaboração de estratégias empresariais. Conheça!