Atualizado em 29 de agosto de 2023.
O que você encontrará aqui
Alguns sinais podem indicar que é hora de investir em planejamento (aliás, ressalte-se que realmente é um investimento).
O cenário atual é muito mais favorável para quem deseja abrir uma empresa do que há um tempo. Inclusive, pessoas mais jovens estão conseguindo entrar para o empreendedorismo e a diminuição da burocracia é apenas um dos fatores que levam a isso.
No entanto, manter uma empresa em funcionamento e dando lucro é uma tarefa mais difícil do que começá-la.
Confira alguns desses sinais:
1 – A empresa não tem metas claras
O objetivo é crescer, conquistar mais clientes, fidelizá-los, aumentar a lucratividade. Mas, e em números? A ideia é conseguir quantos clientes? Aumentar o faturamento de quanto para quanto? Qual é o prazo para isso?
Uma empresa sem objetivos para cumprir e sem não uma orientação a seguir faz com que os colaboradores e os próprios gestores não saibam exatamente os passos que precisam dar. Portanto, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo.
Mas não crie metas de qualquer forma. Uma meta bem elaborada é fruto de uma análise do passado, do presente e do futuro, e deve ser uma meta mensurável, desafiadora e realista.
2 – Os resultados não são avaliados
Uma vez que você executou um planejamento para estabelecer metas, nada fará sentido se elas não forem analisadas posteriormente. Quando acabar o prazo para concretizar um objetivo, é preciso avaliar friamente se ele realmente foi cumprido e, caso não tenha sido, o que faltou para que isso acontecesse.
E o ideal é que não seja analisado o resultado apenas no final do prazo, mas que o cumprimento da meta seja acompanhado continuamente para que você possa corrigir eventuais desvios e alcançar o resultado almejado. E tudo isso demanda um um planejamento e organização.
A análise de resultados é a única forma de saber se as metodologias que estão sendo adotadas pela empresa estão surtindo efeito, o que deve ser mantido e o que precisa sofrer alterações. E sempre mantendo o planejamento atualizado.
3 – Sua empresa não está bem estabelecida no mercado
O produto ou serviço que sua empresa oferece é adequado à demanda dos consumidores, o atendimento é bem avaliado e a gestão administrativa é bem feita. Contudo, o crescimento no mercado não é dentro do esperado ou desejado. E o pior: você não sabe se a maneira como está se apresentando e atuando no mercado é a melhor.
Nesse caso, o planejamento estratégico de marketing é o grande segredo! Se mercadologicamente as coisas não vão bem, pode ser um sinal de que está precisando investir em um bom planejamento de marketing.
4 – Sua estratégia e planejamento não estão documentados
Ideias que simplesmente surgem em momentos criativos podem funcionar, mas o crescimento de uma empresa não pode depender exclusivamente disso. O planejamento serve para organizar as estratégias, metodologias e objetivos, documentando tudo isso. Mais do que isso, se a estratégia vai dizer como (a forma, o meio, as escolhas) os objetivos traçados serão alcançados, o planejamento irá auxiliar a traduzir isso em ações do dia-a-dia, para que a estratégia não fique apenas no âmbito da ideia, mas se concretize.
Parece apenas uma burocracia a mais, mas, na verdade, isso é construir um suporte para a empresa, algo para orientar os que trabalham nela.
Quer melhorar o planejamento do seu negócio?
Conheça a Decmer Consultoria Empresarial e descubra como podemos ajudar a analisar sua empresa e a encontrar as melhores soluções para o seu aprimoramento e crescimento. Conheça, de maneira especial, nossa área de Estratégia Empresarial.
Acesse: https://www.decmer.com.br