Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
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Sua empresa já cogitou investir no monitoramento do mercado? Isto é, já considerou a possibilidade de acompanhar as informações do mercado de maneira mais personalizada e eficaz para trazer resultados concretos para sua empresa? Se isso ainda não avaliado, este é um bom (e necessário) momento.
Cada vez mais as empresas estão sendo inundadas por informações e novidades, e por vezes é até difícil filtrar aquilo que realmente pode causar impacto nos negócios. Por lado, não ter ciência dos acontecimentos ou deixá-los de lado pode significar perda de oportunidades ou risco desnecessário; por outro, consumir tempo e recursos na leitura e análise de informações que não são necessárias para o negócio não é muito inteligente.
Vamos nesse artigo explorar 5 razões para sua empresa investir no monitoramento do mercado.
Razão #1 – As mudanças estão ocorrendo muito rapidamente
Em uma rápida análise dos últimos 3 anos, podemos constatar que: muitos produtos e serviços que pareciam promissores ou até mesmo que viviam com boa estabilidade, simplesmente desaparecem; muitas tendências foram afirmadas e confirmadas, mas nem todas aconteceram no prazo previsto (mas talvez ainda se concretizem); o comportamento do consumidor segue mudando intensamente, e até os menos adeptos à tecnologia estão cada vez mais no mundo digital; e a lista poderia continuar…
Isso significa, de maneira simples, que as mudanças nessa era estão acontecendo cada vez mais rápidas. Isso não quer dizer que tudo se tornou descartável, mas sim que o processo de evolução está acelerado. E essa evolução impacta a vida das pessoas e das empresas (ou poderíamos dizer que são as pessoas e as empresas que promovem essa evolução).
Não estar atento aos movimentos que acontecem pode fazer com que sua empresa faça parte das estatísticas dos negócios que pareciam promissores mas deixaram de ser.
O monitoramento do mercado surge como uma solução: se as mudanças estão rápidas, a atenção e a constância devem ser ainda maiores. Realizar estudos de mercado esporadicamente apenas pode ser perigoso. Uma empresa que deseja se fortificar no presente e estar sempre preparada para o futuro deve investir no monitoramento do mercado.
Razão #2 – Oportunidades podem ser descobertas
Toda empresa que realiza o monitoramento do mercado torna presente uma situação desejada por muitos: a descoberta frequente de oportunidades de negócio. E isso se deve a uma razão muito simples.
Quando uma empresa acompanha o mercado (concorrentes, consumidores, clientes, fornecedores, parceiros, tendências, etc.) e está sempre atualizada sobre o que está acontecendo, o seu campo de visão aumenta e as surpresas aparecem com menos frequência. Como as informações são continuamente analisadas, logo que percebe um movimento favorável essa empresa já pode organizar-se para agir e explorar essa oportunidade. Em outras palavras, uma empresa que faz o monitoramento do mercado se torna ativa, e não reativa.
E nessa ação ativa que se encontram a oportunidade, a inovação, a criatividade.
Razão #3 – Os riscos precisam ser identificados
Há um fato e um engano comum. O fato é que o acesso à informação está muito facilitado e que cada vez mais conteúdo é disponibilizado na internet e nos mais variados meios de comunicação. O engano é acreditar que, devido à facilidade de acesso, sempre que a empresa precisar de informação encontrará prontamente. E no meio dessas informações estão escondidos os riscos para os negócios da empresa.
Uma comparação pode ajudar a compreender. Sabemos que o oceano existe e está cheio de água, e chegar até as suas águas é simples, já que muitas praias estão próximas e acessíveis; e sabemos ainda que no que oceano há peixes, muitos peixes – além de muitos outros animais e objetos; e sabemos também que o peixe pode saciar a nossa fome. Tudo isso é o fato.
O engano, porém, é acreditar que sempre que você tiver fome, você terá disponibilidade de tempo e dinheiro para ir até o mar pescar; o engano é acreditar que quando precisar de alimento rápido, conseguirá que os peixes mais saudáveis venham até a sua rede sem muito esforço; o engano é acreditar que ao lançar a sua rede, somente virão peixes, esquecendo das garrafas, plásticos e tantos outros objetos que estão presentes no mar.
O monitoramento do mercado permite identificar os riscos e as ameaças para a sua empresa de maneira ativa, e não apenas em caso de necessidade de reação.
Razão #4 – Decisão errada custa caro
Para grande parte das decisões a serem tomadas não há espaço aprender e acertar em meio às “tentativas e erros”. O erro custa caro. A decisão mal feita por uma compra ou um investimento custa caro; a decisão de investir em um mercado sem sucesso custa caro; a decisão de não agir quando o ideal era ter tomado à frente pode custar muito caro.
Nesse sentido, o monitoramento do mercado torna a tomada de decisões mais fundamentada e precisa. Sem deixar de lado a experiência e conhecimentos já adquiridos, o monitoramento do mercado traz dados e informações que auxiliam na compreensão melhor do mercado e, com isso, permite tomar decisões mais realistas e consistentes.
Monitorar o mercado torna-se para as empresas – de maneira especial para os decisores – algo de fundamental importância para diminuir as chances de erros e aumentar o grau de sucesso.
Razão #5 – Muita informação e pouco tempo
A cada dia os jornais, revistas e sites da internet publicam e compartilham uma infinidade de notícias, e à primeira vista tudo parece interessante – e por vezes até útil. Mas há uma sensação cada vez mais comum entre empresários e gestores: está faltando tempo para acompanhar tanta informação. Então, o que fazer?
O monitoramento do mercado não funciona de forma aleatória, mas focada em resultados. Isso significa que uma empresa que contratou o monitoramento do mercado passa a contar com meios para acompanhar as notícias que realmente importam para o seu negócio, pois toda informação é coletada, filtrada e analisada de acordo com aquilo que é a prioridade da empresa para o momento.
Monitoramento do mercado para pequena e média empresa?
O engano de muitos empresários e gestores é acreditar que uma solução como essa é acessível apenas para grandes empresas e demanda muito investimento. O monitoramento de mercado está disponível também para pequenas e médias empresas.
Não é necessário estar envolvidos em projetos de grande porte ou comprometer grande parte do orçamento para contratar o monitoramento do mercado. Além disso, não se trata apenas de analisar o investimento, mas os riscos que uma empresa corre quando está acompanhando tudo aquilo que diz respeito ao seu negócio.
Vale a pena contratar uma consultoria de mercado?
Mas será que é realmente vantajoso contratar uma consultoria? Não é mais fácil fazer tudo internamente? Esse artigo ajudará a esclarecer a dúvida: Contratar uma consultoria empresarial ou realizar o trabalho internamente?
Para ajudar os empresários e gestores a compreender melhor o trabalho de uma consultoria, quais são os benefícios da contratação e como tomar a decisão, a Decmer desenvolveu o material: Por que contratar uma consultoria empresarial?
Aproveite para conhecer e melhorar ainda mais os resultados do seu negócio!