Atualizado em 4 de maio de 2023.
O que você encontrará aqui
É recomendável que uma análise da empresa seja feita periodicamente. O motivo é simples: no dia-a-dia do negócio as atividades vão sendo realizadas, os problemas surgem e parte deles é solucionado e outra parte fica sem solução, as oportunidades de melhorias também aparecem e, principalmente, o mercado sofre mudanças e impacta a gestão e os negócios da empresa. E rapidamente aquela visão da situação da empresa que os gestores tinham já não confere com a realidade. Daí a importância de frequentemente analisar a situação da empresa.
Veremos nesse artigo 6 motivos para analisar a sua empresa e agir em prol da melhoria dos resultados.
Para ajudar nessa análise, você pode baixar o e-book: Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.
1 – Ter uma visão realista da empresa
Ao realizar uma análise sincera e profunda da situação da empresa, surgirá uma visão realista sobre como ela se encontra. Ter essa visão é fundamental para gerenciá-la com qualidade e aproveitar as melhores oportunidades. Muitas empresas possuem uma má gestão por tentarem gerenciar algo que não confere com a realidade: enquanto o cotidiano operacional da empresa caminha para uma direção, os gestores imaginam outro cenário e tentam priorizar o que não condiz com o dia-a-dia.
Ao analisar a empresa e adquirir esse panorama atual e realista, surgem diversas oportunidades de melhorias que podem impulsionar os negócios e melhorar os resultados.
2 – Conhecer os gargalos atuais
Outro motivo para analisar a empresa é a busca por falhas, gargalos e riscos que a empresa possa estar enfrentando. Por vezes os profissionais da empresa caem na zona de conforto ou já não conseguem enxergar além daquilo que estão habituados. É preciso periodicamente – o ideal seria continuamente – estudar os processos, os resultados, os indicadores, tudo o que a empresa está produzindo e deixando de produzir para identificar onde estão os gargalos. De certo, recursos poderão ser economizados ou melhor aproveitados.
3 – Confirmar as forças e diferenciais do negócio
Aquilo que sua empresa afirma ser um diferencial e uma fortaleza do seu negócio de fato ainda prevalece? Ou esse diferencial e força foram definidos e impulsionados há anos, se tornou uma realidade e recentemente não foi mais analisado para verificar se continua sendo válido?
Durante uma análise empresarial é propício avaliar e confirmar as forças e os diferenciais do negócio. E se necessário, acender o sinal de alerta e tomar atitudes para se destacar no mercado novamente.
4 – Analisar a empresa para identificar oportunidades de melhoria
Uma análise empresarial não serve apenas para identificar pontos negativos. É necessário e importante que toda empresa analise como está o seu desempenho e busque melhorar até mesmo aquilo que está indo bem. Se há a risco da zona de conforto quanto aos problemas, também é possível se acomodar com os bons resultados que estão sendo alcançados, e isso não é bom.
Ao avaliar como cada departamento da empresa está gerando resultados é possível descobrir o desempenho, confrontá-lo com aquilo que é esperado pelos objetivos e estratégia, e identificar o que pode ser melhorado para gerar mais resultados positivos.
5 – Adaptar-se ao mercado
Um motivo bastante plausível para analisar a sua empresa é a necessidade contínua que todo empreendimento tem de se adaptar ao mercado. É preciso tomar consciência deste fato: ainda que sua empresa não mude, o mercado continuará em evolução e isso impactará a sua empresa. Porém, se não há clareza sobre a situação atual da sua empresa, como poderá prepará-la para atuar bem no mercado?
Aqui surge também a necessidade de acompanhar a evolução do mercado. Se você quer compreender mais sobre isso, veja o e-book: Razões para monitorar o mercado.
6 – Analisar a empresa para elaborar planos de ação mais coerentes
Quando há um conhecimento mais claro e atual sobre qual a situação da empresa, obtido através da análise empresarial, torna-se mais fácil a elaboração de planos de ação para melhoria dos resultados e estes planos serão mais coerentes com as necessidades e objetivos da empresa. É preciso tomar cuidado com o desenvolvimento de planos de ação que não levam em consideração a situação atual e real da empresa, baseando-se apenas nos objetivos que devem ser alcançados e no ambiente externo da empresa.
Guia para analisar a sua empresa
Quer analisar a sua empresa? Faça o download do e-book desenvolvido pela Decmer Consultoria Empresarial. Através de perguntas divididas por departamentos, você poderá analisar e descobrir qual a situação da sua empresa, para então tomar as melhores ações. O Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial demonstrará os primeiros passos a cumprir após diagnosticar a sua empresa.