Atualizado em 5 de março de 2023.
O que você encontrará aqui
Em tempos de crise sempre pensamos duas vezes se devemos ou não abrir um negócio. Administrar uma empresa não é tarefa fácil, isso é de comum conhecimento, mas o e-commerce tem se mostrado há muito tempo uma ótima opção para quem quer investir.
Lojas virtuais possuem várias vantagens que uma loja física não tem. Esse estilo de negócio só tem se fortalecido com a evolução da internet e você pode, e deve, se aproveitar desse cenário. Abaixo listamos 7 motivos para você investir em um e-commerce e colocar nos trilhos a criação de sua loja virtual.
1 – Mercado em expansão
O comércio eletrônico tem se expandido no mundo e no Brasil a cada ano. Apesar do cenário econômico e político do nosso país, é esperado um crescimento de 8% nos e-commerces em 2016, atingindo uma marca de R$ 44,6 bilhões.
O E-bit, empresa que monitora toda a movimentação de lojas virtuais no Brasil, diz que podemos esperar um tíquete médio maior do que ano passado. Se em 2015 tivemos R$ 388,00, esse ano é possível que esse número suba para R$ 419,00.
2 – Investimento menor
Uma loja virtual exige investimento, mas ele é menor do que aquele que você teria com uma loja física. Na internet você não precisa se preocupar com tantos fatores físicos e recursos humanos. Tenha em mente que será necessário encontrar um domínio (um endereço virtual) para seu negócio, uma plataforma para a loja (essa é uma parte que merece atenção, pesquise sobre as diversas plataformas, como o Magento), criá-la, definir como serão os pagamentos e cadastrar os produtos. Os passos podem aumentar, mas seu custo não se comparará ao de uma loja física.
3 – Funcionamento 24 horas
Sua loja vai funcionar a todo momento e não somente em horário comercial. Isso é uma facilidade incrível para os clientes e também para você, que não deixa de vender e aumenta seu volume. O horário de envio de produtos, recebimento de pedidos e tudo o mais é feito somente nos horários estabelecidos por você, mas as vendas acontecem a qualquer instante.
4 – Custo de manutenção
Uma loja virtual não tem gastos com água, energia, equipe, segurança, ou seja, tudo aquilo que uma loja física tem. Além disso, alugar um local não é barato e é um gasto que você precisa colocar na sua planilha mensalmente. Em um e-commerce, por exemplo, seu investimento em um plano de negócios não se compara com o valor de uma locação. Para que esse custo continue menor, você precisa saber muito bem sobre a empresa que cuidará de sua loja virtual.
5 – Vendas para todo o Brasil
Sua loja virtual pode atender qualquer região que você desejar. Você pode escolher por vender apenas em seu estado e nos estados vizinhos ou comercializar para o Brasil inteiro. É necessário pensar na logística, mas após resolvido isso, sua marca chega em todos os cantos. Isso permite um fortalecimento do seu negócio.
6 – Acompanhamento otimizado
Quando você escolhe um bom sistema para sua loja virtual, muitas informações chegam em suas mãos. Você consegue acompanhar com facilidade como está o seu estoque, o faturamento do seu e-commerce, gerar os mais diversos relatórios (volume de vendas, satisfação dos clientes, visitas do seu site, eficiência no trabalho dos fornecedores). Tudo isso de uma forma mais fácil, rápida e prática, sem tantos papéis espalhados na mesa.
7 – Canal democrático
O e-commerce é um canal democrático para você inserir o seu negócio. A internet permite que pequenas ou médias empresas tenham um grande número de oportunidades, algo que seria limado em um ponto físico extremamente concorrido. Você deve entender bem seu produto, divulgá-lo de maneira inteligente e aproveitar as oportunidades que o espaço virtual te oferece.
Vá além
Ficou mais confiante em tirar do papel seu projeto de montar uma loja virtual? Aprofunde-se mais no assunto e baixe o e-book 7 passos para abrir uma loja virtual. Ele traz informações vitais para seu e-commerce ser implementado. Qualquer dúvida é só encontrar em contato com a Multiweb.
Sobre a Multiweb
A Multiweb Digital foi criada em 2003 e se tornou uma agência digital em 2006. Trabalhamos com a plataforma Magento desde suas primeiras versões e fomos responsáveis pelo primeiro projeto de loja virtual dessa plataforma em Minas Gerais. Nosso trabalho também inclui consultoria para o desenvolvimento de novos negócios digitais. Nossos projetos visam a conversão de vendas.