Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
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O cuidado com a qualidade de vida no trabalho deve ser presente em todas as empresas. Isso porque quando o trabalhador está satisfeito com o ambiente de trabalho, os resultados tendem a ser melhores também para ele como para o empregador.
Alcançar excelentes resultados é o que deseja toda empresa e também todo trabalhador. Porém, apesar de a garantia de uma qualidade de vida no trabalho proporcionar a geração de resultados expressivos, ainda são poucas as empresas que realmente cuidam desse fator.
Vamos nesse artigo explorar alguns aspectos dessa temática e, principalmente, os benefícios de garantir que o ambiente empresarial gere qualidade de vida.
Para conhecer melhor o trabalho da Decmer Consultoria Empresarial, navegue em nosso site e aprofunde os seus conhecimentos através dos artigos no nosso blog e dos materiais educativos que disponibilizamos.
A qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida no trabalho, muitas vezes apresentada apenas através da sigla QVT, diz respeito ao nível de satisfação que uma pessoa encontra em seu ambiente de trabalho.
Sabemos que uma pessoa passa boa parte do seu tempo (e, portanto, da sua vida) dentro de empresas realizando suas atividades profissionais. E sua vida como um todo influencia e é influenciada pelo trabalho. Daí a importância de cuidar para que essa vivência no ambiente corporativo seja satisfatória, motivadora e fonte de realização.
Tratar da qualidade de vida no trabalho é abordar uma quantidade grande de temas. Dentre eles, podemos citar:
- As oportunidades e a maneira que os trabalhadores encontram para usar e desenvolver suas capacidades;
- A integração social e interna que a empresa proporciona;
- As condições de segurança e saúde no trabalho;
- A garantia de salários e benefícios e suficientes para as funções exercidas;
- Entre outros.
Daí a importância de toda empresa realizar um bom trabalho de gestão de pessoas (são principalmente as áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que devem cuidar e garantir a qualidade de vida dentro da corporação).
Sendo algo tão amplo, é fundamental que toda empresa realize um bom diagnóstico empresarial para encontrar situações e falhas que podem estar impactando a satisfação dos funcionários.
Percebemos normalmente aqui na Decmer, enquanto atendemos micro, pequenas e médias empresas, que não são grandes falhas que deixam os funcionários insatisfeitos, mas pequenos descuidos por parte dos gestores que vão acumulando e destruindo a qualidade de vida no trabalho.
Por isso, é fundamental perceber que quando uma empresa se preocupa com a vida de seus funcionários, além de estar colaborando com os seus empregados, está também cuidando e melhorando a própria empresa. É, portanto, um investimento com grande retorno positivo.
A importância para os funcionários
Todos gostam de frequentar lugares agradáveis, conviver com pessoas com as quais aprendemos e crescemos, e poder colaborar para transformar vidas e situações. E isso vale em todas as situações da vida e também no trabalho.
Quando um funcionário encontra um ambiente favorável para desempenhar suas atividades profissionais, a tendência é que esse se sinta mais acolhido e motivado para dar o seu melhor.
O contrário de tudo isso também é válido: quando estamos em um ambiente no qual não nos sentimos acolhidos, no qual não há integração mas divisão, onde apenas os números importam, e onde não há perspectiva de crescimento e melhoras, fica mais complicado desempenhar as atividades com ânimo e maestria.
Obviamente, não é apenas a empresa a responsável por proporcionar um ambiente de trabalho agradável. Também os funcionários devem colaborar para que a qualidade de vida seja satisfatória.
Cabe a cada colaborador a tarefa de não incentivar ou realizar conversas e atitudes que façam mal ao ambiente. De nada adianta um funcionário desejar um ambiente de trabalho amigável quando este é o primeiro a não colaborar para isto.
Vale ainda lembrar e considerar que o ser humano é um ser de relacionamentos. E uma empresa deve permitir e proporcionar esses relacionamentos sadios e edificantes. Ainda que um funcionário não seja contratado e pago para formar amizades e gastar seu tempo conversando sobre assuntos não pertinentes ao trabalho, sabemos que também não é possível que ao entrar na empresa, uma pessoa deixe para fora o que tem vivido nela e fora dela.
Esse é um grande passo para impulsionar a qualidade de vida no trabalho: acolher e motivar a pessoa do trabalho como um todo.
A importância para a empresa
Mas pensando a qualidade de vida no trabalho do ponto de vista do empresário e gestores, realmente vale a pena investir? É responsabilidade da empresa cuidar dos seus funcionários? Não deveria cada um cuidar da sua própria vida?
De fato, como já dito, os funcionários tem participação e influência direta na qualidade do ambiente corporativo. Portanto, não é uma responsabilidade apenas da empresa.
Porém, é preciso considerar um fato: estamos falando de pessoas, não de máquinas.
E se até as máquinas necessitam operar nas condições corretas para ter seu desempenho máximo, quanto mais podemos afirmar no que diz respeito aos seres humanos.
Quando uma empresa investe para melhorar a qualidade de vida no trabalho ela ganhará em 2 aspectos:
- Os funcionários estarão mais satisfeitos e o clima organizacional tende a melhorar, facilitando a gestão;
- Funcionários satisfeitos tendem a produzir mais e melhor, pois terão ânimo e disposição para cumprir seus deveres e até ir além das obrigações, e isso impactará positivamente os resultados finais da empresa.
Como abordamos anteriormente, percebemos que com pequenas ações é possível aumentar a qualidade de vida na organização. Na prática, isso significa que com correções sem custos e com investimentos pequenos é possível dar um salto na satisfação dos funcionários em relação à empresa.
Um primeiro passo para compreender o cenário atual da sua empresa e identificar o que pode ser melhorado é realizar uma pesquisa de clima de satisfação dos funcionários.
Melhorar a qualidade de vida no trabalho
Mas então, o que fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho?
Algumas ações simples podem ser realizadas para obter uma melhoria na qualidade de vida no trabalho. Confira algumas sugestões:
- Invista na capacitação das lideranças: é comum encontrar profissionais insatisfeitos com o trabalho com devido à função que executam, mas porque seu líder não conduz a equipe da melhor forma ou mesmo não está preparado para isso;
- Incentive o feedback dentro da empresa, em todos os níveis: como melhorar sem conhecer quais têm sido os erros e acertos? Inclua em sua cultura organizacional a importância e prática do feedback, e os seus funcionários poderão aperfeiçoar-se conhecendo o onde estão errando e acertando e o que a empresa espera deles;
- Mantenha um ambiente de trabalho limpo, organizado e que incentive a criatividade: não é motivador e abaixa a qualidade de vida no trabalho ter que diariamente trabalhar e permanecer horas em um ambiente sujo ou desorganizado e com uma rigidez que impede a criatividade. Cuide do ambiente físico onde os seus funcionários trabalho. À propósito, uma mudança visual (e isto não demanda grande investimento) pode trazer novos ares e animar os funcionários;
- Estimule a prática da ginástica laboral antes ou durante o expediente: trabalhar sentado por longas horas, realizar movimentos repetitivos continuamente, permanecer em posições desconfortáveis, tudo isso faz mal para o corpo e, logo, afeta a qualidade de vida dos funcionários. Incentive – e quem sabe, contrate um profissional qualificado para isso – seus funcionários a realizarem ginástica laboral antes ou durante o período de trabalho. Além do cuidado com o corpo, aumenta a disposição para o trabalho;
- Verifique se o horário de trabalho e a flexibilidade de horário podem ser melhorados: toda rigidez e controle demasiado gera incômodo e desmotiva. Faça uma revisão das políticas da empresa e verifique se é possível ser mais flexível quando o assunto é o horário de trabalho. Já existem diversas práticas adotadas por empresas de muitos segmentos e nos quais sua empresa pode se inspirar;
- Ensine os colaboradores a se movimentar durante o trabalho, evitando passar muito tempo na mesma posição corporal: cada vez mais passamos horas e horas sentados, seja na frente do computador, seja em reuniões intermináveis. Movimentar-se, além de ser saudável, aumenta a disposição para o trabalho;
- Incentive os funcionários a planejar as suas férias: sabemos que o período de férias é fundamental para descansar, recarregar as energias, conhecer novos lugares, aumentar a criatividade, e muito mais. Infelizmente, porém, poucos planejam as férias e acabam por não aproveitá-la da melhor forma. Muitas vezes, funcionários retornam ao trabalho se queixando das férias mal aproveitadas. Incentive e ajude os seus colaboradores a planejar as suas férias. Se elas forem bem aproveitadas, a empresa também será beneficiada;
- Ajude os seus funcionários a serem mais organizados. A desorganização gera insatisfação: há pessoas que são mais organizadas e agem assim com naturalidade; outras pessoas precisam se esforçar para ter a vida e o trabalho organizados. O fato é que a desorganização traz insatisfação, além de atrapalhar a produtividade. Por isso, ajude os seus funcionários; há muitas técnicas, dicas e orientações para tornar-se uma pessoas mais organizada.
Rotina de trabalho
Recomendamos ainda a leitura do artigo: Rotina de trabalho – 4 dicas para gerar mais resultados.
Neste artigo você encontrará informações e dicas importantes para cuidar da sua rotina de trabalho e da rotina dos seus funcionários. E isto está também diretamente ligado à qualidade de vida no trabalho.
Melhorando os resultados e a competitividade
Toda empresa deseja melhorar os seus resultados e ser mais competitiva no mercado. E como visto, ser uma empresa onde os funcionários estão satisfeitos com a sua qualidade de vida muito ajuda. Mas o que mais pode ser feito?
Aqui na Decmer Consultoria Empresarial disponibilizamos uma série de materiais para ajudar as empresas a melhorarem os seus resultados.
Acreditamos realmente que quando as empresas são mais organizadas, estruturadas, quando as pessoas que lideram e formam a empresa estão mais preparadas, os resultados são melhores.
Um desses materiais é o e-book: Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva. Aproveite! Você pode acessar o material completo gratuitamente!
Como uma consultoria empresarial pode ajudar na qualidade de vida no trabalho
Diante de todo esse cenário, como agir? O que fazer quando uma empresa desejar melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários e também impulsionar os resultados mas não souber o que fazer, como fazer ou mesmo não tiver recursos para isso?
Uma possibilidade é contar com o auxílio de uma consultoria empresarial.
Para ajudar os empresários, empreendedores e gestores a entender melhor o trabalho e os benefícios de uma consultoria empresarial, a Decmer lançou o Kit: Compreendendo a Consultoria Empresarial.
O material é completo e o download é gratuito. Aproveite!