Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
O que você encontrará aqui
A abertura de um negócio exige diversas ações de qualquer empreendedor. Um estudo detalhado do impacto do negócio no público-alvo, um planejamento de investimentos, um contato direto com fornecedores para ter um preço competitivo para os seus produtos, um controle exato do estoque.
Mas, o que muito empreendedor não pensa é que é preciso, também, analisar a concorrência, não só para saber como as ações do outro poderão impactar o seu negócio, como também para tirar boas lições do que não fazer.
É preciso saber exatamente todos os elementos que integram a cadeia do seu setor para, a partir daí, mudar rumos ou reforçar certas ações para o sucesso da empresa. Nada de pensar que essa pode ser uma ação aética. Pelo contrário. Informação no mundo atual é uma das formas de azeitar ainda mais o seu negócio. Vamos ensinar aqui como saber mais e analisar a concorrência.
Identificação dos concorrentes
Antes de analisar a concorrência, é preciso que você saiba identificar quais são, de fato, seus concorrentes. E isso significa saber como são os produtos e serviços oferecidos, os espaços físicos das outras empresas, os preços dos principais produtos e serviços, e os diferenciais desses negócios em relação aos seus.
Há um mínimo que se deve saber sobre os concorrentes.
Pergunte
Isso mesmo! Já ouviu a máxima que perguntar não ofende? Primeiro, comece pelos seus fornecedores. Sim, pergunte o que o seu concorrente mais solicita do seu fornecedor. Essa pode ser uma informação essencial para que você analise como é o negócio dele. Nada de, no dia seguinte, comprar um estoque enorme do mesmo produto, porque aí vocês serão concorrentes direitos e isso pode ser péssimo para o seu negócio. Essa informação será válida para que você analise a outra empresa e tenha ideias para o seu negócio.
Os clientes também são uma ótima fonte, mas tenha cuidado. Pergunte desinteressadamente, mas reflita sobre o que o faz procurar a outra loja em outras situações.
Saiba mais sobre as promoções
Se um dos pontos fortes do seu concorrente é fazer diversas promoções ao longo do mês, saiba como são essas campanhas. É fundamental você conhecer o que atrai os clientes para a empresa. A marca, novidades constantes, tecnologia. Faça um estudo detalhado sobre cada item. Isso possibilitará que você saiba quais são os seus principais erros e faça um ajuste para atrair mais clientes.
Aprenda
E não são somente os casos de sucesso que devem ser procurados, mas também os de fracassos. Sim, há concorrentes que fazem diversas ações afastando os clientes do seu negócio e nada melhor do que observar para não incorrer no mesmo erro.
Outro concorrente interessante é aquele que passou por dificuldades e conseguiu se recuperar. Lições valiosas podem ser tiradas dessas empresas.
Analisar a concorrência deve contemplar os pontos positivos e negativos.
Reúna sua equipe
Muito empreendedor se esquece do potencial dos seus colaboradores para fazer o seu negócio deslanchar e se diferenciar da concorrência. Reúna sua equipe, incentive a exposição de ideias e também discuta os principais casos de sucesso da concorrência.
Você pode se surpreender com as ideias que surgirão desses encontros.
Internet
Muitas empresas estão investindo nas redes sociais como forma de atrair os principais clientes. Saiba se essa é uma das ações de seu concorrente.
Os consumidores têm procurado as redes sociais para não só saber mais sobre determinado produto, como também elogiar e reclamar. É uma garantia de maior proximidade com o seu público e de fazer pesquisas periódicas sobre sua satisfação.
E lembre-se que analisar a concorrência é uma forma também de fortalecer os objetivos de sua empresa. Quer ser o maior do seu setor ou ter uma gama de serviços e produtos diferenciados, nada melhor do que também identificar os pontos fortes e fracos da outra empresa, para focar o seu planejamento na atração do cliente que procura por algo realmente surpreendente.
Precisa de ajuda para analisar a concorrência?
A Decmer Consultoria pode te ajudar nessa tarefa. Através de nossa área de Inteligência de Mercado podemos ajudá-lo a compreender o seu mercado e identificar oportunidades de atuação e crescimento, bem como podemos auxiliá-lo a traçar a sua estratégia de competição para alcançar os seus objetivos.