
O que você encontrará aqui
Realizar uma análise da concorrência é um passo fundamental para conhecer o mercado e posicionar a sua empresa adequadamente.
O inverso pode ser dito: a ausência de uma análise concorrencial bem conduzida pode levar sua empresa a tomar decisões errôneas que não levarão a empresa a se destacar no mercado, gerando despesas desnecessárias e investimentos sem retorno.
Vamos neste artigo explorar a respeito da análise da concorrência e como ela pode ser útil para sua empresa.
Se o seu objetivo é compreender melhor sobre o seu ambiente competitivo e assim obter melhores resultados para sua empresa, aproveite este conteúdo da Decmer!
Objetivo da análise da concorrência
A análise da concorrência visa obter dados sobre as empresas que competem no mesmo mercado que a sua empresa e, mediante análise detalhada, compreender suas estratégias, produtos e serviços, pontos fortes e fracos.
A análise da concorrência, portanto, não é a finalidade última, mas um meio para, com o auxílio dessa análise, tomar decisões mercadológicas e estratégicas que conduzam a empresa para melhores resultados.
A quem se destina
Portanto, podemos dizer que a análise da concorrência é um recurso utilizado por aquelas empresas que buscam, em última instância, melhorar o seu desempenho e posicionamento mercadológico.
Em alguns cenários, porém, a necessidade de uma análise concorrencial ganha ainda mais relevância. Podemos citar como exemplos:
- Quando uma empresa percebe que seu desempenho está sendo afetado por fatores externos;
- Quando uma empresa deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado;
- Para identificar os movimentos estratégicos dos concorrentes;
- Para se atualizar quanto às práticas de mercado;
- Quando a empresa está no momento de desenvolver o seu planejamento estratégico.
E isso vale para empresas de todos os portes.
As micro e pequenas empresas precisam conhecer seus concorrentes para conseguirem se estabelecer e crescer no mercado, principalmente quando competem com empresas maiores.
As médias empresas, apesar de já terem alcançado um porte relevante (visto que as médias empresas correspondem a uma pequena parcela das empresas brasileiras), não têm a estabilidade garantida, e por isso precisam estar atenta tanto às empresa menores que estão se destacando como também às outras médias e grandes empresas que disputam o mesmo mercado.
Já no ambiente das grandes empresas, a briga costuma ser mais ferrenha: os competidores são mais estruturados, possuem capital para investir, carregam anos de experiência e buscam o crescimento. Por isso, todo movimento conta. Nesse sentido, acompanhar o que os concorrentes estão fazendo é fundamental. Mas vale lembrar que há players menores que também movimentam o mercado (ou que até podem ser comprados por outro grande player), e por isso também devem ser analisados e acompanhados.
Aqui na Decmer atendemos empresas de todos os portes que buscam conhecer os seus concorrentes.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça os nossos serviços de consultoria mercadológica.
Benefícios da análise concorrencial
O principal benefício da análise concorrencial é trazer para dentro da empresa conhecimentos e informações que servirão de fundamento para a tomada de boas decisões estratégicas.
E atualmente, ter informações para tomar decisões é essencial em um mundo em constante transformação.
Podemos ainda destacar outros benefícios:
- Identificação de oportunidades: ao conhecer mais detalhadamente o ambiente competitivo no qual sua empresa está inserida, você cria uma visão mais realista dos gargalos que ainda não estão sendo cobertos pelos concorrentes, além de identificar nos movimentos dos demais players oportunidades de novos negócios.
- Identificação de riscos e ameaças: sendo um ambiente competitivo que, muitas vezes, disputam uma mesma fatia do mercado, conhecer os concorrentes permite à sua empresa entender os riscos de negócios que está correndo e quais ameaças significativas os demais players podem apresentar.
- Acompanhamento das tendências de mercado: permite à empresa estar ciente da direção na qual o mercado caminha e o que está previsto impactar o mercado, e dessa forma pode se antecipar ou se reposicionar.
- Amadurecimento empresarial: a tomada de consciência, com base em dados realistas, de como o mercado está competindo provoca um amadurecimento empresarial, uma vez que leva a empresa a rever sua atuação, gestão, produtos e serviços.

Como realizar uma análise da concorrência
O primeiro passo é definir como será utilizada a análise posteriormente, isto é, quais conhecimentos espera-se obter e o que será feito com esse conhecimento, e quais decisões serão tomadas com base na análise da concorrência.
Isso porque, como já dito, a análise concorrencial não é a finalidade em si, mas um meio para então tomar decisões e ações.
Em seguida, é preciso mapear e definir quais concorrentes serão objeto de estudo. E aqui vale notar que, sendo o objeto da análise obter novas informações e conhecimentos, é importante incluir aqueles concorrentes que estão mais distantes do radar da sua empresa (mas que nem por isso deixam de ser concorrentes) e até aquelas empresas que oferecem produtos e serviços alternativos aos seus.
O próximo passo é iniciar com a coleta de dados. Em seguida, parte-se para a análise dos dados coletados.
E para todos esses passos, você pode contar com o auxílio da Inteligência de Mercado.
Para você entender melhor como a Inteligência de Mercado pode ajudar a sua empresa, confira esse artigo da Decmer: Inteligência de Mercado — Como pode ajudar a sua empresa.
Como a Inteligência de Mercado pode atuar na análise da concorrência
A Inteligência de Mercado é um processo e metodologia para coletar, organizar, analisar e transformar dados e informações em soluções para as empresas. É o processo de transformar dados brutos em informações relevantes que auxiliarão na tomada de decisão.
E quando falamos em análise da concorrência, é isso que se busca: transformar dados disponíveis sobre os concorrentes em informações que auxiliem na tomada de decisão.
É por isso que recorrer à Inteligência de Mercado é um caminho certeiro para obter uma análise concorrencial de qualidade.
Como uma consultoria especializada pode auxiliar na análise da concorrência
A Decmer oferece serviços de consultoria mercadológica, incluindo serviços de Inteligência de Mercado, estudos de mercado e análise da concorrência.
Acesse o nosso site e conheça mais a fundo a nossa empresa e serviços.
E se quiser conversar para entender melhor como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato conosco.
Analisando os pontos fortes e fracos dos concorrentes
Ao analisar os concorrentes é importante entender no que essas empresas se destacam (pontos fortes) e quais os aspectos que ainda possuem gargalos e/ou uma barreira muito baixa (pontos fracos).
Isso permitirá à sua empresa traçar um plano para competir com os pontos fortes e ganhar espaço com os pontos fracos dos concorrentes.
Para analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes é preciso considerar, dentre outros fatores:
- As características e qualidade dos produtos e serviços oferecidos: conhecer em detalhes os produtos e serviços oferecidos pode te permitir traçar estratégias mais adequadas e ajustar seus próprios produtos e serviços. Aqui falamos de avaliar a funcionalidade, o design, a durabilidade, e diversos outros fatores.
- A presença e o alcance geográfico: aqui falamos de entender sua participação do mercado, a força do seu alcance geográfico, as diferenças que podem existir na sua atuação em diferentes regiões, etc.
- A precificação: outro ponto importante é avaliar a estratégia de preços dos concorrentes, de modo que assim se entenda onde estão suas forças e fraquezas.
- A estratégia de marketing: pode-se avaliar aspectos como o posicionamento de mercado, campanhas publicitárias, ações de marketing digital, entre outros.
- A estrutura e a operação: seus concorrentes possuem uma estrutura física e de pessoas que viabilizam eles serem quem são e ofertarem seus produtos e serviços, além de possuírem uma forma de trabalho para lidar com os desafios do dia-a-dia, e tudo isso é fundamental analisar.

Benchmark com os concorrentes
A partir do momento que você possui dados sobre os concorrentes, você pode utilizar essas informações para comparar produtos, serviços, processos e práticas de negócios entre sua empresa e os concorrentes e entre os próprios concorrentes.
E essa prática pode trazer muitos aprendizados para a sua empresa.
Aqui é importante destacar que o objetivo não é copiar o que está sendo feito por outras empresas.
Por meio de um bom benchmarking você poderá identificar oportunidades de melhorias em sua própria empresa, aprender melhores práticas de gestão, operação e marketing, adaptar-se ao contexto atual do mercado e ainda inovar.
E tudo isso tende a tornar a sua empresa mais competitiva. Esse é o objetivo.
Análise da concorrência e estratégias competitivas
É preciso ter sempre em mente que toda empresa está inserida em um ambiente competitivo. Estamos tratando, portanto, de uma demanda dos consumidores que não é infinita e que não há espaço para uma oferta ilimitada.
Existe uma competição entre as empresas para conquistar espaço no mercado e ofertar os seus produtos e serviços aos consumidores.
Por essa razão, toda empresa deve possuir uma estratégia competitiva, uma estratégia que conduza o crescimento empresarial.
E se a razão de ser da estratégia é conduzir a empresa aos seus objetivos e se nesse caminho ela deve enfrentar a concorrência, então a análise da concorrência torna-se fundamental para uma estratégia bem elaborada.
A importância de uma estratégia competitiva bem fundamentada
Uma estratégia competitiva não deve ser apenas um conjunto de ideias na cabeça dos sócios e gestores. Existem metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de uma estratégia de qualidade.
Para entender em detalhes sobre esse tema, confira esses artigos da Decmer:
- Crescimento empresarial — Expandindo os negócios com solidez
- Estratégia organizacional — Planejando o crescimento
- Estratégia de mercado — Caminho para o crescimento
Sua empresa precisa de uma análise da concorrência?
A área de Inteligência de Mercado da Decmer ajuda as empresas a obter e analisar dados sobre seu mercado de atuação de modo a aproveitar melhor as oportunidades e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Atuamos na realização de pesquisas e estudos de mercado, avaliações de viabilidade e outras ações que, além de resultar em informações relevantes para o negócio, podem colaborar para reduzir os riscos, identificar oportunidades e ameaças e, com isso, aumentar as chances de sucesso.
Sua empresa demanda uma análise da concorrência? Entre em contato com a Decmer!
