Atualizado em 5 de março de 2023.
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Atrair clientes é a necessidade e objetivo de todas as empresas. Torna-se um desafio ainda maior para as pequenas empresas, visto que os recursos disponíveis para investir em ações de marketing são mais escassos. Quando o mercado e a economia não estão favoráveis, a complexidade aumenta ainda mais. Como então atrair clientes para a pequena empresa?
Não existem mágicas ou soluções simples que rapidamente transforma uma empresa vazia de clientes em um local com fila para entrar. Mas existem ações que podem ser planejadas e realizadas que estimulam a demanda e, com isso, faz com que potenciais clientes venham até a sua empresa. Por isso, se você deseja trilhar um caminho sólido, siga em frente na leitura desse artigo.
Você realmente conhece os seus clientes?
Muitas pequenas empresas enfrentam problemas para atrair clientes simplesmente porque não conhecem os seus clientes. E por esse motivo, procuram novos clientes onde eles não estão, oferecem produtos ou serviços que não estão totalmente adequados às suas necessidades e desejos, e gastam energia e dinheiro com ações que não trarão bons resultados.
É preciso reconhecer que o mercado como um todo está em fase de transformação de expectativas, demandas, comportamentos e exigências, mas muitas empresas continuam a atuar como se nada mudou.
É muito importante nesse momento de transformação do mercado refazer perguntas sobre os seus clientes que um dia já foram feitas e respondidas, mas que atualmente essas respostas podem já não ser mais válidas:
- Qual a sua principal dificuldade?
- O que ele busca em uma solução?
- O que o motiva a comprar?
- Qual a faixa etária?
- Quais são os seus interesses?
- O que ele valoriza?
- Onde ele busca informações?
- Qual cargo ele ocupa?
- Qual a sua formação acadêmica?
Responder essas e outras perguntas ajuda não somente a conhecer o seu cliente, mas também a orientar as ações que sua empresa irá tomar para atraí-lo, convertê-lo e fidelizá-lo.
Ao realizar um estudo sobre quem é o seu consumidor é provável que novas informações sejam descobertas, e elas servirão tanto para ajudar na atração dessas pessoas como para tornar o seu negócio adequado para o mercado atual.
Caso sua empresa encontre dificuldades para elaborar as perguntas corretas e coletar e analisar as informações, é possível recorrer ao auxílio de uma consultoria empresarial.
Para atrair clientes é necessário uma boa oferta
Porém, não basta conhecer o cliente para atraí-lo; esse é apenas o primeiro passo. Uma vez que sua empresa conhece o seu cliente – possuindo um conhecimento atualizado – é preciso oferecer um produto ou serviço que esteja de acordo com as características desse consumidor. Trata-se, na verdade, de uma via de mão dupla: por conhecer o seu consumidor uma oferta adequada deve ser feita; mas ao pesquisar sobre o seu consumidor, a sua oferta já deve ser levada em consideração. Em outras palavras, ao traçar o perfil do seu consumidor, é preciso ter em vista o seu produto ou serviço. Do contrário será desenhado um perfil de consumidor que não confere com o negócio da sua empresa.
Portanto, é preciso ter uma boa oferta de produto, serviço ou solução para atrair clientes para a empresa. Não bastam os bons argumentos de vendas e as boas apresentações. Os bons e fiéis clientes são atraídos por encontrarem na sua empresa uma solução de alto nível para o seu desejo ou necessidade.
Faça com que os seus potenciais clientes te encontrem
Há empresas que não atraem clientes simplesmente porque… eles não conseguem encontrá-las!
A cada ano (na verdade, poderíamos dizer que a cada dia) novas empresas são abertas no país. Isso, sem dúvida, é ótimo para o aumento da competitividade e para impulsionar os negócios no país. Mas ao mesmo tempo concede ao consumidor mais poder de escolha, mais opções para decidir de qual empresa comprará os produtos e serviços.
É fundamental, portanto, que nesse mar de empresas o potencial cliente seja capaz de encontrar a sua empresa com facilidade. Para atrair clientes é preciso estar acessível e ter uma boa comunicação com esses “visitantes” que podem se tornar futuros clientes.
Aumentando o conhecimento para atrair clientes
É certo que o aumento do conhecimento sobre o mercado (clientes, concorrentes, produtos e serviços, fornecedores, tendências, oportunidades, etc.) é peça fundamental para gerar novos negócios. Por isso, cabe avaliar: como a sua empresa está monitorando o mercado para acompanhar a sua evolução e aproveitar as oportunidades?
Confira o material Razões para monitorar o mercado e descubra os benefícios acompanhar o mercado mais de perto e assim atrair clientes.