Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
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A busca por captar novos clientes é incessante em toda empresa. Faz parte da sobrevivência de uma empresa atrair clientes e gerar novos negócios.
Porém, com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se ainda mais complexo captar esses clientes e mantê-los fiéis à empresa.
Vamos nesse artigo explorar 3 passos fundamentais para uma empresa captar novos clientes e alavancar as suas vendas.
Para ir ainda mais fundo nesse assunto, recomendamos os seguintes artigos do blog da Decmer:
- Problemas para atrair clientes para pequena empresa?
- Como descobrir novos clientes
- Estratégia de mercado – Caminho para o crescimento
Passo 1 – Conheça profundamente os seus clientes
Há uma pergunta que deve ser respondida com sinceridade por toda empresa: você realmente conhece os seus clientes?
Aqui não nos referimos a um conhecimento superficial ou baseado em conceitos e verdades válidas no passado mas que já não vigoram mais.
Falamos sobre ter um conhecimento aprofundado sobre quem são os clientes da empresa atualmente, com suas características, dores, demandas, desejos e tudo o mais.
É grande o número de empresas que tem dificuldade para captar novos clientes, e isso se deve a uma falta de conhecimento sobre esses potenciais clientes. Em muitos casos, tempo e dinheiro são investidos tentando atrair consumidores que, na verdade, não estão dispostos ou preparados para adquirir os produtos e serviços que são oferecidos.
Cuidado com o engano de acreditar que estudar e planejar não são formas de ação.
Quando sua empresa começar a estudar o mercado, a conhecer os seus clientes e concorrentes e a planejar as ações de vendas, os novos clientes virão e os resultados positivos aparecerão.
Passo 2 – Aproxime-se dos seus clientes
Nós nos lembramos muito mais de quem continuamente se faz próximo do que das pessoas e empresas distantes. E isso é válido para captar novos clientes.
Manter-se próximo dos clientes e potenciais clientes é um meio certeiro para atrair novos negócios. Mas trata-se de uma proximidade que busca ajudar, compreender e que se mostra disponível, não aquela proximidade de alguém interesseiro e que apenas está buscando vender.
Quando uma empresa se faz próxima de seus clientes e busca entender os diversos momentos e dificuldades que eles enfrentam, torna-se mais fácil oferecer soluções adequadas para a necessidade presente.
Há no mercado diversas ferramentas e soluções para manter essa proximidade. Independente do meio utilizado, é preciso ter claro que uma empresa distante e ausente não será lembrada, diminuirá a chance de atrair novos clientes e não oferecerá serviços e produtos adequados.
Passo 3- Apareça para então captar novos clientes
Se estamos nos referindo a novos clientes, é preciso que esses potenciais consumidores tenham condições de encontrar a sua empresa com facilidade. Possuir um produto ou serviço de qualidade mas não contar às pessoas certas apenas impede o crescimento empresarial.
Contudo, há diversas formas de mostrar a sua empresa e os seus produtos. Quer entender qual o melhor método para a sua empresa? Dê uma olhada neste artigo: Outbound ou inbound marketing? Qual o ideal para uma pequena empresa?
O fato é que se você realmente conhecer os seus clientes (como falamos no primeiro passo), ficará muito mais fácil definir qual o melhor meio de alcançá-lo.
Quais ações sua empresa tem praticado para aparecer aos clientes ideais? Tem funcionado? Se não, qual o motivo? Explore isso.
Monitorar o mercado para captar novos clientes
Em meio às ações necessárias para captar novos clientes é preciso ter consciência de um fato: o mercado está em contínua mutação.
Isso significa que a busca por atrair novos clientes não é algo de momento, mas constante. Porém, isso se dá em um ambiente que está continuamente mudando, e é preciso saber acompanhar essas mudanças.
Antes, porém, de se adaptar às mudanças, é preciso conhecê-las, e daí a importância de monitorar o mercado.
Para compreender a importância de monitorar o mercado, veja o e-book: Razões para monitorar o mercado.
Assim como é possível constatar que muitas características dos clientes de sua empresa evoluíram e mudaram no decorrer dos últimos anos, assim deve ocorrer para o futuro. E sendo necessário conhecer profundamente os clientes para realizar uma boa oferta e uma ótima venda, faz-se necessário realizar o monitoramento do mercado.
Identificar novas oportunidades de negócios
A captação de novos clientes está diretamente relacionada à busca contínua pela geração de novos negócios. Afinal, uma empresa nunca pode deixar de prospectar novas oportunidades.
Mas afinal, como identificar continuamente novas oportunidades de negócio em um mercado tão competitivo?
Para ajudar a responder essa pergunta, Decmer Consultoria Empresarial lançou o e-book: Como identificar oportunidades de negócios
Aproveite e faça o download gratuito.