O que você encontrará aqui
Analisar a gestão de uma empresa é uma tarefa fundamental para que o crescimento da organização seja seguro, atualizado e coerente com a realidade do mercado. Trata-se de um cuidado com a própria empresa.
E não importa o porte do negócio; da micro à grande empresa, todas devem periodicamente – ou continuamente, se possível – analisar se a maneira como as atividades, pessoas e negócios estão sendo gerenciados está adequada.
Há empresas que possuem uma estrutura de gestão mais formalizada e documentada, e isso facilita a análise. Em muitas organizações, porém, o registro das atividades e a formalização dos processos não é algo aprimorado. Em todo caso, sempre é importante esta análise da gestão.
Por que analisar a gestão
Tudo o que é criado e gerenciado é passível de melhoria. E isto vale para as empresas e para tudo o que elas vivem. Se algo não vai bem, deve ser melhorado; aquilo que está bom, pode ficar ainda melhor.
Entretanto, apenas se reconhece a necessidade da melhoria – e a sua ação prática – quando se tem uma visão clara sobre a realidade da empresa. É preciso encarar os fatos com sinceridade, e a partir disso identificar as melhores soluções.
A experiência mostra que é justamente nesse aspecto que as empresas encontram a maior dificuldade para analisar a gestão: enxergar com clareza suas forças e fraquezas, para agir a partir delas. Como ao reconhecer uma falha já indica automaticamente a necessidade de mudança, e como muitas empresas são resistentes à mudança, surge a dificuldade em realizar uma análise realista e profunda da gestão.
Porém, é importante tomar consciência de que esta análise tratará para empresa a oportunidade de tornar-se melhor, isto é, mais competitiva e melhor gerenciada. E a mudança não precisa ocorrer imediatamente, mas pode – e deve – ser conduzida no tempo e na forma que melhor colaborem para o desenvolvimento do negócio e das pessoas.
Empresa em mutação, mercado em evolução
É sempre importante lembrar que uma empresa não é algo imutável. Sendo formada por pessoas, estando inserida em um contexto histórico, social e empresarial, sendo continuamente impactada pela tecnologia, e assim por diante, toda empresa está continuamente em mudança.
Além disso, toda empresa está inserida em um mercado. Esse mercado, formado por outras empresas competidoras, fornecedores, consumidores e diversos outros stakeholders, também estão em contínua evolução.
Isso significa que a gestão da sua empresa deve acompanhar toda essa evolução e ser condizente a elas e aos seus objetivos.
A análise da gestão de uma empresa, portanto, não deve ser feita de maneira isolada, como se a única coisa que bastasse é que a empresa faça sua lição de casa. A empresa está inserida em um contexto e isso deve ser levado em consideração ao analisar a gestão.
Como analisar a gestão?
Quer saber como analisar a gestão da sua empresa? Confira o guia para analisar sua gestão desenvolvido pela Decmer Consultoria Empresarial.
Com ele você poderá identificar pontos falhos em sua empresa e mapear as principais ações corretivas.
Outra opção é contar com o auxílio de uma consultoria empresarial para essa atividade.
Assim como quando você precisa de uma análise do seu sangue você se dirige a um laboratório de análises clínicas ou a algum hospital ou posto de saúde que ofereça esse serviço – isto é, você vai a quem tem competência de realizar tal análise – assim você também proceder no que tange à sua empresa.
O que fazer após a análise da gestão
Uma vez realizada a análise e reconhecida a necessidade de melhoria, é necessário responder a outras questões:
- Minha empresa tem condições de encontrar a solução sozinha? O custo (tempo, aprendizado, esforço) vale a pena?
- A solução que minha empresa é capaz de encontrar e implantar é a mais adequada?
- O tempo que minha empresa levará para encontrar, desenvolver e implantar a solução satisfaz a urgência da empresa?
Muitas empresas tem conhecimento sobre diversas melhorias que podem ser realizadas, mas ficam aguardando “o momento ideal” para implantá-las. De fato, nenhum investimento ou mudança deve ser realizado fora do tempo correto e sem a devida análise. Porém, o que acontece é que na maioria dos casos “aguardar o momento ideal” torna-se apenas uma justificativa para não realizar a mudança, para não trabalhar na melhoria da gestão.
Essa dificuldade para realizar as mudanças necessárias pode ocorrer por diversos motivos: incapacidade de admissão de falhas, falta de tempo, falta de recursos, ausência de uma boa orientação, outras prioridades, etc. Também essa dificuldade deve ser objeto da análise da gestão.
Guia rápido para diagnóstico empresarial
Para ajudar as empresas a enxergarem a realidade que vivem, a Decmer Consultoria Empresarial desenvolveu o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.
Através de perguntas claras e objetivas, os administradores e gestores poderão refletir sobre a realidade da sua empresa e identificar os principais gargalos, permitindo assim buscar soluções mais adequadas.