
Atualizado em 5 de março de 2023.
O que você encontrará aqui
Em um mundo cada vez mais repleto de dados e informações e que a cada minuto mais e mais conteúdo é criado e disponibilizado nas redes e principalmente na internet, a Inteligência de Mercado surge como uma grande solução para extrair oportunidades e antecipar-se aos riscos e tendências.
Mas afinal, o que é a Inteligência de Mercado?
Poderia a Inteligência de Mercado ajudar todas as empresas? Trata-se de uma solução acessível às empresas de menor porte ou é algo limitado às grandes corporações?
Vamos neste artigo explorar um pouco mais sobre o assunto.
O que é Inteligência de Mercado
De maneira simples e objetiva, Inteligência de Mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa.
Aprofundando, podemos afirmar que a Inteligência de Mercado é um processo – e não uma atividade isolada – para coletar, organizar, analisar e transformar dados e informações em soluções para as empresas.
Assim, a Inteligência de Mercado caracteriza-se muito mais por ser uma atividade contínua do que algo pontual, momentâneo.
Trata-se de um processo que continuamente observa e analisa o ambiente externo – sem ignorar o ambiente interno da empresa – para identificar novas oportunidades de negócios ou para nutrir a empresas com informações e inspirações para a ação.
É por isso que cada vez mais empresas estão implantando a Inteligência de Mercado (também conhecida por Inteligência Competitiva ou Inteligência Mercadológica) para melhorar os seus resultados.
Não se trata de um luxo. O mundo dos negócio evoluiu – e ainda continua em transformação – e o volume de dados e informações produzidos cresce exponencialmente. Se as empresas não implantarem meios eficazes de se manter atualizadas sobre os movimentos do mercado, que vem carregados de oportunidades e de riscos para os seus negócios, podem sofrer derrocadas irreparáveis.
Como a Inteligência de Mercado pode ajudar uma empresa
Responda às seguintes perguntas com sinceridade:
- As informações que você possui sobre o seu mercado estão atualizadas ou se baseiam em premissas que assumiu já há um bom tempo (talvez anos)?
- Você conhece os seus concorrentes? Quem são eles e o que têm feito? Há a possibilidade de existirem concorrentes que você desconhece?
- Quais são as tendências para os próximos 3, 5 e 10 anos para o seu mercado? O que está por vir? Você sabe como elas podem impactar o seu negócio? E como agirá para acompanhar ou responder a essas tendências?
- Quem são os seus consumidores? O que eles demandam no momento é o mesmo que mandará daqui a 3, 5 ou 10 anos? O que sua empresa está fazendo para ter uma oferta adequada?
- Os produtos e serviços que sua empresa oferece estão adequados? O que poderia ser melhorado para que eles estejam mais coerentes com o mercado?
- Quais são as oportunidades que sua empresa enxerga e pretende explorar nos próximos anos?
E a lista de perguntas poderia ser muito mais longa…
A Inteligência de Mercado ajuda a empresa justamente e obter a resposta para estas e muitas outras perguntas, e assim favorecer a tomada de decisão. E não apenas uma resposta pontual, mas continuamente acompanha o mercado para manter essas respostas atualizadas e úteis. É por isso que cada vez mais empresas investem em Inteligência de Mercado.
Lidando com as mudanças
Tudo está mudando muito rapidamente e, também por isso, como as oportunidades passam em alta velocidade e as ameaças podem surgir de surpresa. Por isso as organização investem em Inteligência de Mercado para responder com mais agilidade aos acontecimentos e possibilidades.
Outro fator importante é que a Inteligência de Mercado, apesar do que pode parecer devido ao seu nome, não atua somente com às áreas relacionadas diretamente ao ambiente externo da empresa, como o Marketing e o Comercial.
As fontes que alimentam a Inteligência de Mercado e as soluções por ela gerada são dissipadas por toda a empresa.
Com os insights trazidos e pela nova visão apresentada pelos dados e análise, o marketing e as vendas podem sim aprimorar sua atuação. Mas também os produtos e serviços poderão ser melhor desenhados e ofertados, as finanças poderão ser planejadas com mais coerência e previsibilidade, novas tecnologias podem ser incorporadas ao negócio e aumentar a produtividade e a competitividade, e assim por diante.

De maneira especial, o planejamento estratégico é um utilizador especial da inteligência de mercado e análise de dados.
A Inteligência de Mercado ajuda às empresas não simplesmente pelas análises de dados que pode oferecer, mas principalmente pelas soluções e inovações oriundas dessas análises. A coleta de dados é só o pontapé inicial.
Há ainda de se considerar sobre a estratégia de competição da empresa. Como ela poderia ser elaborada sem conhecimento profundo do mercado e como ela poderia ser atualizada sem dados e informações atuais?
Percebe-se assim que a Inteligência de Mercado pode – e deve – permear todas as áreas de uma organização, independente do seu porte. Ora realizando trabalhos pontuais, ora procedendo com seu monitoramento contínuo do mercado.
Pequenas empresas podem utilizar da Inteligência de Mercado?
Sim, pequenas empresas podem utilizar da Inteligência de Mercado. Na verdade, empresas de todos os portes.
A Decmer Consultoria Empresarial, por exemplo, oferece tanto projetos de consultoria focados em Inteligência de Mercado como solução completa para empresas que querem monitorar o mercado (clientes, concorrentes, tendências, oportunidades e ameaças) e contar com o auxílio de um consultor para analisar os dados e tomar decisões mais acertadas.
As empresas que contratam o serviço de Inteligência de Mercado acabam por dar um salto na sua compreensão do mercado e na sua capacidade de responder às demandas, oportunidades e riscos. E assim geram mais negócios, e negócios rentáveis.
Podemos ainda fazer uma pergunta ainda mais precisa: poderiam as empresas, no mundo atual e no que está por vir, crescer sem um profundo e atualizado conhecimento do mercado?
Tudo indica que não.
Cada vez mais será muito difícil uma empresa sobreviver e crescer sem acompanhar os movimentos do mercado.
É preciso conhecer (e manter esse conhecimento atualizado) profundamente os seus concorrentes, clientes e todos os demais stakeholders. E, principalmente, buscar extrair daí oportunidades para novos negócios.
Por isso, afirmando mais uma vez, a Inteligência de Mercado não é um luxo para poucos, mas uma exigência do mercado atual.
Por onde devo começar?
O primeiro e mais importante passo é ter clareza a realidade que a sua empresa está vivendo e quais objetivos está buscando.
Nesse sentido, o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial pode ajudá-lo.
Tendo clareza sobre a situação em que sua empresa se encontra e onde ela pretende chegar, a Inteligência de Mercado surge como um meio para auxiliar na ligação entre esses dois aspectos.
O passo seguinte é estruturar o processo de Inteligência de Mercado. Você pode optar por realizar essa atividade internamente (demandando para isso profissionais da área, tecnologias e softwares, além do conhecimento e das competências necessárias) ou buscar o auxílio de uma consultoria, como é o caso da Decmer.
Uma vez em funcionamento, o trabalho da Inteligência Mercadológica deve ser disseminado por toda a empresa. Todos devem utilizar os dados primários e secundários e as análises geradas e colaborar para que novas e mais precisas soluções sejam apresentadas.
Há, porém, casos onde a demanda da empresa não é por algo contínuo, mas um trabalho pontual como um estudo de mercado ou pesquisas de mercado. Nesse caso, ganha um peso maior o trabalho da consultoria, que pode oferecer a solução demandada de maneira prática e acessível.
Assim, em ambos os casos – no trabalho contínuo ou pontual – vale a pena procurar uma consultoria e avaliar qual o melhor caminho a seguir.
Quer conversar com a Decmer Consultoria Empresarial e conhecer a nossa área de Inteligência de Mercado? Entre em contato conosco.
Preciso estruturar uma área de Inteligência de Mercado?
Sabemos que manter uma área de serviços dentro de uma empresa é custoso. Pois isso significa contratar profissionais, ferramentas apropriadas, estrutura física, e tudo o mais que significa ter e manter pessoas trabalhando dentro da empresa.
Soma-se ainda a complexidade que é manter em funcionamento uma área que não é o core business da empresa (como seria o caso da Inteligência de Mercado). Significaria gastar tempo e recursos financeiros para capacitar e manter atualizada uma equipe e um conjunto de ferramentas para que possam oferecer sempre a melhor solução.
Consultoria de Inteligência de Mercado
Mas não é necessário ter uma área interna de Inteligência de Mercado para usufruir dos seus benefícios.
O mais recomendado, principalmente para aquelas empresas que não demandam soluções contínuas de inteligência de mercado, é contar com o auxílio de uma consultoria especialista (como é o caso da Decmer).
Ao contratar a Decmer sempre que uma demanda de Inteligência de Mercado surgir, você tem a solução desejada desenvolvida por uma equipe especialista e sem a necessidade de manter uma estrutura interna na sua empresa.
Trata-se de uma redução de custos e um aumento na qualidade da entrega.
Conheça os serviços de Inteligência de Mercado da Decmer
Quer entender melhor como a Decmer pode ajudar a sua empresa a analisar dados e tomar decisões estratégicas?
Conheça nossa área de Inteligência de Mercado e entre em contato conosco para conversarmos sobre a realidade e objetivos da sua empresa.
