Atualizado em 4 de maio de 2023.
O que você encontrará aqui
O setor de supermercados vive em constante ebulição, seja porque o consumo está em alta e a competição aumenta, seja porque o consumiu caiu e é preciso se adaptar à nova realidade. Em ambas as situações, contratar uma consultoria para supermercados pode ser um bom negócio.
O alto nível de competição existente nesse mercado exige que as empresas tenham qualidade tanto em sua gestão interna como na sua atuação externa. E mais: exige que os supermercados estejam atualizados para que consigam responder às demandas do mercado que mudam com cada vez mais frequência.
Mas vale a pena investir em uma consultoria para supermercados?
Conhecimento e experiência no setor de supermercados
É fundamental que a empresa de consultoria a ser contratada tenha conhecimento e experiência nesse setor. E não apenas isso: mas compreenda e tenha expertise com a cadeia de fornecimento e de relacionamentos que permeia todo supermercado. Afinal, um supermercado não é algo isolado ou com poucos stakeholders, mas são muitos fornecedores (às vezes, centenas ou milhares em um único local), parceiros, colaboradores e clientes envolvidos.
A Decmer Consultoria Empresarial atua junto às empresas de micro, pequeno e médio portes e pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados.
Toda a atuação da Decmer está ligada ao contexto e aos objetivos de cada cliente, de modo que toda consultoria é personalizada. São soluções que vão de encontro ao que cada empresa busca.
Antes de contratar uma consultoria, é importante analisar a situação em que se encontra o supermercado para encontrar a empresa que melhor poderá atendê-lo. Isso porque uma compreensão errônea sobre a realidade da empresa pode levar a buscar soluções inadequadas.
Os mais variados objetivos podem levar um supermercado a demandar uma consultoria:
- Aumento das vendas;
- Reorganização dos processos de trabalho e das atividades;
- Melhoria do desempenho dos funcionários;
- Aumento da produtividade;
- Elaboração de uma estratégia empresarial;
- Desenvolvimento de um estudo de mercado;
- Reestruturação financeira;
- Entre outros.
A definição clara de como a empresa se encontra e aquilo que quer alcançar é o primeiro passo para ter sucesso na contratação de uma consultoria empresarial.
Consultoria para supermercados – Diversas áreas de atuação
Assim como cada empresa pode ter uma demanda e objetivos, da mesma forma há uma variedade de empresas de consultoria empresarial que oferecem os mais variados serviços.
A Decmer Consultoria Empresarial, por exemplo, dividiu a sua atuação por áreas, que são:
- Mercado: serviços focados na análise de dados, nas oportunidades, nos riscos e na tomada de decisões.
- Estratégia: serviços de consultoria focados no crescimento e na competitividade.
- Gestão: serviços focados na estrutura, no modelo de negócios, na gestão e na operação.
A escolha do melhor serviço de consultoria depende dos objetivos a serem alcançados e as características do negócio.
Por que contratar uma consultoria para supermercados?
Muitas empresas, porém, ainda não estão certas quanto a real necessidade de contratar uma consultoria ou mesmo não compreendem quais são os benefícios e que retorno obterão com esse investimento.
Para ajudar, veja esse material: Por que contratar uma consultoria empresarial?
Nele você encontrará informações mais detalhadas sobre o trabalho de uma consultoria empresarial (e dentro disso, da consultoria para supermercados).
Você também pode aprofundar através dos seguintes artigos:
- Contratar uma consultoria empresarial ou realizar o trabalho internamente?
- Consultoria empresarial – 5 motivos para contratar
- Desempenho organizacional: como melhorar com consultoria empresarial
O fundamental, como se percebe, é compreender com mais profundidade a realidade em que o supermercado se encontra e que objetivos quer alcançar. São essas definições que farão com que a consultoria seja de grande valor para o seu negócio.