Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
O que você encontrará aqui
Há momentos em que se torna fundamental uma visão mais realista e ampla da pequena empresa para que as ações corretivas possam ser tomadas. E a melhor forma de fazer isso é através do diagnóstico empresarial.
Trata-se de uma ferramenta, um meio, para verificar como a empresa se encontra em cada um dos seus departamentos e diante de cada situação que enfrenta.
Se você deseja realizar esse diagnóstico, acesse o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. É um material desenvolvido pela Decmer para ajudar pequenos empresários a melhor compreender a situação em que sua empresa se encontra.
Agora, se você quer compreender melhor a importância e os benefícios do diagnóstico empresarial, continue a leitura desse artigo, pois vamos explorar um pouco mais sobre essa questão.
A importância do diagnóstico empresarial
Realizar uma análise da empresa é essencial para uma compreensão e ação mais coerente e adequada.
É comum, no dia-a-dia aqui da Decmer, encontrarmos empresários e gestores com uma visão distorcida sobre sua própria empresa: às vezes por não quererem revelar os gargalos e erros e outras vezes por não conseguirem enxergar suas falhas e oportunidades de melhoria.
O diagnóstico empresarial tem justamente o propósito de ajudar os administradores e gestores a avaliar os principais aspectos da empresa, e a partir deles realizar um estudo mais profundo do que se passa em cada departamento e situação.
Quando o diagnóstico é bem realizado, ele permite à empresa não apenas identificar as falhas, mas demonstra quais são as forças da empresa. Ou seja, confirma quais são os departamentos, procedimentos e profissionais mais sadios e competentes da empresa, nos quais vale a pena continuar a investir e ter como referência.
Assim, devemos compreender que o diagnóstico empresarial deve preceder qualquer planejamento e, principalmente, qualquer ação de melhoria ou correção. Sem uma real visão e compreensão da empresa, os planos e ações podem fracassar.
E esse é um ponto importante: muitos planos, bons em si mesmos, e muita execução de planos, excelente em si mesma, fracassam porque o passo anterior ao planejamento (isto é, o diagnóstico) foi realizado de forma precária ou sequer foi feito.
Dessa forma, a partir de uma visão distorcida sobre a realidade da empresa planos e ações são desenvolvidos e, obviamente, os melhores resultados não serão alcançados.
O cuidado com o olhar viciado ou tendencioso
Um aspecto muito importante a ser observado ao conduzir um diagnóstico de uma empresa é a capacidade e o preparo daqueles que conduzirão o estudo.
Pode acontecer, por exemplo, de o diagnóstico ser conduzido por um funcionário (ou mesmo por um sócio da empresa) que, devido ao seu maior conhecimento em determinadas áreas ou por receio de reconhecer determinadas falhas, distorça o resultado do diagnóstico.
É possível que uma visão errada sobre um problema da empresa faça com que a organização arraste esse problema por muito tempo, até por anos. Fruto de um olhar viciado sobre a empresa ou de uma tendência a não enxergar determinados problemas.
Outra possibilidade é que, por falta de competência para realizar tal trabalho, muitos fatos sobre a empresa passem despercebidos ou não sejam tratados com a devida importância. E isso é muito comum em pequenas empresas.
Por isso a importância de contar a com ajuda de profissionais e empresas preparadas. Sendo um passo tão importante para a condução e melhoria da empresa, esse trabalho deve ser muito bem conduzido.
É importante compreender que uma empresa é um organismo vivo e que sofre contínuas mudanças, ora provocadas pelo ambiente interno, ora devido ao ambiente externo. Isso significa que tudo dentro da empresa está interligado, e que a organização não é algo isolado do mundo, mas que é afetado por ele. E ao realizar o diagnóstico, isso precisa ser levado em consideração.
O diagnóstico empresarial e a estratégia empresarial
Um engano comum é acreditar que o diagnóstico empresarial, mesmo quando aplicado somente no ambiente interno de uma empresa, servirá apenas para melhorar a gestão e a operação.
Por isso, um diagnóstico bem feito é também pré-requisito para o desenvolvimento e a boa execução da estratégia empresarial.
Em mais de uma década atendendo micro, pequenas e médias empresas (conheça a Decmer Consultoria Empresarial), percebemos muitas vezes que por desconhecer como a atual situação da empresa impacta no alcance dos objetivos traçados, sócios, gestores e líderes não alcançam sucesso ao conduzir a empresa na estratégia desenvolvida.
Identificando a situação da pequena empresa
Na prática, analisar a situação da pequena empresa é avaliar não somente os seus resultados financeiros ou de vendas, por exemplo, mas também:
- Como cada departamento está realizando as suas atividades;
- Como está a comunicação entre os departamentos e colaboradores;
- Se as melhores práticas de gestão e ação estão sendo utilizadas;
- Se os profissionais estão sendo bem liderados e se os objetivos estão alcançados;
- Se o negócio e o propósito da empresa estão realmente sendo vividos ou se há desvios;
- Se a estratégia da empresa está sendo observada e se esta ainda é válida.
Enfim, são muitas as avaliações que um diagnóstico empresarial permite fazer.
Obviamente, diagnosticar como a pequena empresa se encontra é apenas o primeiro passo. Após identificar as forças e fraquezas, é preciso partir para a ação: corrigir as falhas e fortificar ainda mais o que já está forte. Apenas reconhecer que há problemas ou que algo pode ser melhorado não é o suficiente.
Caberá então avaliar se a empresa terá condições de realizar internamente as melhorias utilizando dos próprios recursos ou se contará com uma ajuda adicional. O importante é não guardar o resultado do diagnóstico na gaveta e continuar a conviver com as falhas.
Guia para diagnóstico empresarial
Para ajudá-lo a avaliar a sua pequena empresa, faça o download do Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Milhares de empresas e profissionais já baixaram e utilizaram o Guia.
Os seguintes departamentos estão contemplados neste guia: financeiro e fiscal, recursos humanos, comercial, marketing, logística, compras e produção. Será um ótimo início!