Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
O que você encontrará aqui
Sabemos que um novo mundo se abre para as empresas após a pandemia.
Não se trata aqui de falar do chamado “novo normal”; a pandemia da COVID-19 gerou uma crise com milhares de doentes e mortes e trouxe ao mundo uma recessão econômica e financeira das mais graves.
Contudo, como em todo período transitório e de mudanças, oportunidades se abrem e mudanças acontecem. E é neste cenário que as empresas se encontram: de mudanças e de oportunidades.
Vamos nesse artigo mergulhar um pouco nessa realidade – mas longe de esgotá-la e de abordá-la em todos os seus aspectos – e verificar como as empresas podem se preparar e agir para o pós-pandemia (e até mesmo para o período de pandemia).
Caso você queira aprofundar em temas que podem ajudar a sua empresa a enfrentar essa fase, confira esses artigos do blog da Decmer Consultoria Empresarial:
- Planejamento estratégico na pequena empresa
- Oportunidades de negócios – Como identificar?
- Como estruturar uma empresa – Preparando o sucesso
Empresas após a pandemia
Grande parte das mudanças que estão ocorrendo e que ocorreram na pandemia não foram mudanças imprevistas ou inesperadas. Na verdade, tratam-se de mudanças que já eram tendências ou que já estavam em andamento mas em um ritmo lento, e que a pandemia e suas consequências aceleraram.
E aqui está um grande ensinamento: muitas empresas não tinham conhecimento sobre essas possíveis mudanças (ainda que elas fossem ocorrer em 3, 5 ou 10 anos) ou não deram a devida atenção, e por isso mesmo não se preparam.
Portanto, um grande aprendizado dessa pandemia deve ser a importância de toda empresa se manter atualizada, tanto em termos de mercado como de gestão.
Confira o artigo: Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa.
Portanto, diante desse aprendizado, ao olharmos para as empresas após a pandemia precisamos nos atentar a dois pontos principais:
- Quais mudanças já estão transformando e transformarão ainda mais o ambiente empresarial;
- Como as empresas (e a sua empresa) estão respondendo a essas mudanças.
Trata-se de, ao mesmo tempo, lançar um olhar para o futuro e para o presente.
E daqui nascerá mais um grande aprendizado: precisamos aprender a reaprender.
As empresas e seus profissionais precisam revisar muitos dos seus conceitos e práticas; precisam se atualizar com as novas tecnologias; necessitam urgentemente atualizar o seu modelo de operação e de negócio para competir no atual ambiente de negócios; precisam revisar sua estratégia de crescimento e adotar práticas de gestão mais atuais e adequadas.
As empresas de sucesso após a pandemia do coronavírus serão aquelas que souberam se adaptar, que tiveram a coragem de mudar sua estrutura e corrigir as suas falhas, que souberam ouvir as novas demandas do consumidor e do mercado, que entenderam que as mudanças não são o problema, mas a grande oportunidade de melhorar os resultados.
Quando o cenário muda, a estratégia, a gestão e a operação devem mudar
Há dois comportamentos que existiram no passado das empresas (e muitas dessas empresas sequer vivem hoje), que existem ainda hoje e que continuarão existindo: o comodismo e o medo.
Há empresas e empresários que por mais que o mundo passe por transformações, continuam acomodados em sua forma de fazer negócios e conduzir a empresa.
Não se trata aqui de fidelidade a um modelo de negócio que funciona, mas ao comodismo que impede de melhorar e crescer.
A questão, portanto, não é se a empresa “está funcionando” ou se ela “não quebrou” com a pandemia. A pergunta a se fazer é: quanto a empresa poderia estar crescendo se as mudanças necessárias fossem realizadas?
Ou ainda: qual o risco de a empresa sucumbir (não importa em quanto tempo) se não realizar as mudanças necessárias?
Aproveite para ler este artigo e entender mais profundamente esta questão: Quando contratar uma consultoria empresarial.
Mas há ainda o medo.
Muitos empresários e gestores até reconhecem que o mundo está mudando e que a pandemia do COVID-19 trouxe mudanças irreversíveis, e reconhecem ainda que precisam reinventar o seu negócio, mas tem medo de agir nessa direção.
E como em grande parte dos medos que temos, a falta de conhecimento é o que está por trás dessa paralisia.
Por não saberem como conduzir essa transformação, muitos empresários simplesmente deixam de agir (e colocam sua empresa em risco). Têm medo de as mudanças, ao invés de ajudarem, atrapalharem seus negócios – afinal, há tantos anos eles fazem tudo da mesma forma…
É preciso ter consciência de que, em uma empresa, quando o cenário muda, também a estratégia, a gestão e a operação devem mudar. Uma mudança bem analisada, preparada e executada.
Preparando-se e agindo para o pós-pandemia
Mais um detalhe importante ao falar de empresas após a pandemia: as empresas que querem existir e se destacar nos tempos vindouros devem começar a se preparar e agir desde já.
Muitos ficam esperando a tempestade passar para agir. Saibam, porém, que enquanto isso muitos estão agindo; e quando a tempestade passar estarão fortalecidos.
Uma crise é sim tempo oportuno para agir, para se reinventar, para realizar as adaptações necessárias. Não é tempo para sentar e esperar passar.
Nesse tempo de preparação e ação para o pós-pandemia, sua empresa pode (e deve):
- Fazer um diagnóstico da situação atual;
- Revisar ou desenvolver sua estratégia de competição;
- Revisar os seus processos e políticas;
- Ajustar os seus indicadores de desempenho;
- Estudar o mercado para compreender as mudanças e as oportunidades;
- Revisar ou desenvolver a sua estratégia digital;
- Investir na transformação digital.
São ações como essas que fortalecerão sua empresa e a permitirão aproveitar oportunidades e melhorar os resultados como antes sequer imaginava.
Oportunidades de crescimento
O convite, portanto, é para olhar de uma forma diferente para o cenário de pandemia. Não se trata aqui de otimismo fantasioso ou fuga da realidade.
Toda crise traz oportunidades de melhorias. Toda crise – e nessa não está sendo diferente – exige que as empresas realizem mudanças, a as mudanças podem constituir novos ambientes de negócios repletos de oportunidades.
Há, então, oportunidades de crescimento para aquelas empresas que não se acomodarem e enfrentarem com as armas corretas os desafios que estão sendo impostos.
Como uma consultoria empresarial pode ajudar empresas nesse cenário de pandemia e pós-pandemia
E diante desse cenário, contar com o auxílio de uma consultoria empresarial pode ser o melhor caminho para alcançar seus objetivos.
Não há mágica. Mas a união da experiência e do conhecimento dos consultores com toda a bagagem e disponibilidade para mudanças do empresário e profissionais pode levar a progressos significativos.
A Decmer Consultoria Empresarial oferece soluções em inteligência e estratégia para melhorar os resultados de micro, pequenas e médias empresas, atuando nas áreas de gestão, estratégia e mercado.
Quer entender mais sobre o trabalho de uma consultoria empresarial?
Baixe gratuitamente o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?