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Possuir uma estratégia organizacional, mantê-la atualizada e revisada e vivê-la no dia-a-dia deveriam estar no topo da lista de ações de uma empresa. Na verdade, deveria ser a estratégia organizacional aquela que definiria o que deve e o que não deve ser feito, quando deve ser realizado e de que forma.
Portanto, estamos falando aqui daquela estratégia maior que contém os estudos realizados pela empresa, os objetivos claramente definidos e os caminhos que devem ser seguidos para alcançar aquilo que é almejado. Obviamente, não se trata de algo estático, como um documento escrito em algum momento da história que mesmo diante das mudanças não sofreu nenhuma revisão ou releitura.
São 3 perguntas que norteiam toda essa questão:
- Quais são os objetivos que sua empresa planeja alcançar?
- Como esses objetivos serão alcançados?
- Como sua empresa está executando o planejado e quais são os resultados obtidos?
Ter essas respostas e mantê-las atualizadas é fundamental para o sucesso de toda empresa.
Vamos neste artigo tratar sobre a importância da estratégia organizacional e como extrair benefícios dela.
Você ainda pode conferir outros artigos no blog da Decmer Consultoria Empresarial que abordam a mesma temática:
- Estratégia de mercado — Caminho para o crescimento
- Estratégia empresarial — Como conseguir melhores resultados
- Qual a estratégia da sua empresa para crescer?
- A importância da estratégia para a pequena empresa?
Estratégia organizacional
Enxergar a empresa e o mercado na totalidade. Eis o requisito básico para elaborar uma estratégia empresarial. Não basta olhar apenas para dentro da empresa, tampouco olhar somente para fora dela. Também não é interessante olhar apenas para uma parte da empresa ou uma parte do mercado, é preciso enxergá-los e analisá-los por inteiro.
Por outro lado, essa visão do todo não pode ser ampla demais a ponto de não perceber os detalhes, os gargalos, os riscos e as oportunidades que estão presentes nas pequenas situações.
Daí a importância da estratégia organizacional: ela permite à empresa, em primeiro lugar, formar um conhecimento aprofundado e amplo sobre o seu próprio negócio e sobre o mercado; a partir desse conhecimento e tendo em vista aquilo que se espera alcançar (ou seja, os objetivos organizacionais), elabora-se uma estratégia, um meio, um caminho para alcançá-los.
Uma empresa que caminha sem uma estratégia é como alguém que caminha sem rumo. Ainda que esse alguém deseje sempre estar seguro, ter como se sustentar e continuamente aprender e crescer, ele não sabe bem o que deve fazer para isso acontecer e muito menos se, de fato, terá tudo o que deseja.
Falamos aqui da estratégia maior, que contempla o todo da empresa, que a guia na direção correta. Dentro dela — ou a partir dela — estarão as estratégias mais específicas (e estas estão sempre mais sujeitas a mudanças e adaptações).
Cabe então começar a perguntar: qual a estratégia da sua empresa? Segui-la levará ao objetivo desejado?
Os objetivos organizacionais
Saber onde e como a empresa quer estar nos próximos anos é a questão fundamental. Sem isso não há como planejar. Porém, muitas derrapam quando o assunto é definir os objetivos e, por isso, a estratégia acaba por não ser bem elaborada.
Apenas afirmar que a empresa quer crescer não é definir um objetivo. Também não vale dizer que a empresa quer ser a maior ou a melhor em determinadas condições por ser muito vago.
De maneira geral, todo objetivo organizacional deve ser:
- Realista: definir um objetivo que não pode ser alcançado, seja por exagero ou impossibilidade, não pode ser considerado um bom objetivo.
- Mensurável: todo objetivo deve ter condições de ser medido e acompanhado. Do contrário, como saber se ele está sendo alcançado (e não apenas se já o foi)?
- Motivador: não basta ser realista e mensurável, é preciso motivar aqueles que trabalharão. Definir que uma empresa deve crescer 0,1% em faturamento de um ano para o outro pode ser realista e mensurável, mas não é nem um pouco motivador, pois não há desafios, não há grandes conquistas, não há necessidade de esforço maior.
Além disso, é importante notar que os objetivos não devem ser definidos apenas com base na opinião ou desejo. É preciso analisar o mercado, conhecer a fundo a sua empresa (conheça o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial) e com base em análises e números, traçar objetivos que sejam coerentes.
É preciso, portanto, todo cuidado na definição dos objetivos. Como se pode perceber, o erro de muitas estratégias não está na estratégia em si (ou seja, no “como será alcançado”), mas no objetivo mal definido (“aquilo que se espera alcançar”).
4 pontos importantes em uma estratégia organizacional
Ao desenvolver uma estratégia organizacional é fundamental se atentar a uma série de fatores. Afinal, estamos tratando aqui do futuro da empresa.
Não é uma tarefa fácil e não deve ser feita de qualquer forma. Desses muitos aspectos que afetam uma boa estratégia, destacamos 4 pontos importantes.
Análise do ambiente
A análise do ambiente é uma etapa essencial no processo de formulação da estratégia organizacional. Ao examinar o ambiente externo e interno, as organizações podem identificar ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos que podem impactar suas operações.
Isso permite que elas tomem decisões informadas sobre quais estratégias são mais adequadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.
Para entender mais a fundo sobre a análise do mercado, confira o artigo: Análise de mercado — Como realizar.
Agora, para aprofundar seu conhecimento sobre como analisar o ambiente interno por meio de um diagnóstico empresarial, leia o artigo: Como analisar a gestão de uma empresa.
Formulação da estratégia
A formulação da estratégia envolve a seleção das ações e abordagens que a organização seguirá para atingir suas metas e objetivos.
Em outras palavras, existem metodologias e visões quando se fala do desenvolvimento de uma estratégia, e isso deve ser bem analisado e definido previamente.
Há métodos e ferramentas de elaboração de estratégias mais conhecidos, como a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), a matriz BCG (crescimento de participação de mercado e taxa de crescimento do mercado) e a análise das cinco forças de Porter (concorrência, poder de negociação dos fornecedores e clientes, ameaça de produtos substitutos e ameaça de novos entrantes), mas com a evolução das empresas, da tecnologia e do modo de fazer negócios, muitos outros métodos foram surgindo.
É importante, portanto, escolher — e conhecer profundamente — um método de formulação da estratégia que seja adequado ao mercado que sua empresa atua e aos objetivos que devem ser alcançados.
Implementação da estratégia
A implementação eficaz da estratégia é tão importante quanto a sua formulação.
Ao colocar em prática a estratégia desenvolvida, alguns desafios podem surgir. Podemos citar alguns:
- A implementação da estratégia requer a alocação eficaz de recursos, como capital, pessoal e tecnologia. Um desafio comum é garantir que os recursos necessários estejam disponíveis no momento certo e na quantidade adequada.
- A comunicação clara dos objetivos estratégicos para todos os níveis da organização é essencial para obter o engajamento e o alinhamento necessários. É importante garantir que todos os membros da equipe compreendam os objetivos estratégicos e a importância de suas contribuições individuais para alcançá-los.
- Implementar a estratégia geralmente envolve mudanças significativas nas operações, processos e estruturas organizacionais. É comum encontrar resistência à mudança por parte dos funcionários, pois podem se sentir desconfortáveis com o desconhecido ou temer consequências negativas para suas posições ou rotinas de trabalho.
- Tudo isso não é um processo linear e estático. É importante monitorar constantemente o progresso em relação aos objetivos estratégicos e estar preparado para fazer ajustes conforme necessário. Os desafios podem surgir ao tentar equilibrar a necessidade de aderir à estratégia originalmente planejada e a flexibilidade para responder a mudanças no ambiente de negócios.
Por isso é importante contar com o apoio de uma consultoria focada na área de estratégia.
Avaliação e controle
A avaliação e o controle estratégicos são essenciais para garantir que a estratégia esteja no caminho certo e os ajustes necessários sejam feitos quando necessário.
É fundamental definir métricas de desempenho relevantes e mensuráveis que possam ser usadas para avaliar o progresso em relação aos objetivos estratégicos. O monitoramento contínuo permite identificar problemas ou desvios em relação à estratégia e tomar medidas corretivas oportunas.
É igualmente importante encorajar uma cultura organizacional de aprendizado contínuo, onde os resultados sejam vistos como oportunidades para adquirir novos insights e fazer ajustes na estratégia, em vez de apenas encontrar culpados pelos desvios.
E embora seja importante seguir um plano estratégico, é necessário estar aberto à flexibilidade e à adaptação conforme necessário. O ambiente de negócios está em constante mudança, e a estratégia pode precisar ser ajustada para enfrentar novos desafios ou aproveitar novas oportunidades.
A avaliação e o controle estratégicos devem incluir a capacidade de reconhecer quando a estratégia atual não está funcionando conforme o planejado e tomar medidas para revisá-la ou redesenhá-la, se necessário.
A importância de possuir uma estratégia organizacional fundamentada e revisada
Da mesma forma como falamos sobre os objetivos, podemos dizer quanto à estratégia em si: esta precisa ser fruto de estudos, análises e decisões bem fundamentadas, e não de opiniões baseadas em conhecimentos desatualizados.
Uma estratégia precisa ter fundamento, e um fundamento baseado em dados, em informações úteis e atuais. Também precisa ser continuamente revisada: se há o trabalho inicial de desenvolver a estratégia organizacional, também deve existir, em vista dos benefícios que serão obtidos, a revisão contínua da estratégia para garantir que ela será sempre uma boa guia.
Essas revisões demandam, por vezes, novos estudos do mercado e uma nova análise da situação da empresa. Daí surge a oportunidade de ir além: realizar um monitoramento do mercado, e não apenas estudos pontuais.
Ajuda com a estratégia organizacional
No artigo Consultoria de planejamento estratégico — Ajuda precisa tratamos sobre 2 aspectos relacionados à estratégia:
- A importância que tem para uma empresa;
- O esforço necessário para desenvolvê-la.
Ou seja, se por um lado é fundamental para uma empresa que possua uma boa estratégia desenvolvida e executada, por outro o desenvolvimento de uma estratégia de qualidade demanda esforço, conhecimento e experiência.
Por isso, recorrer ao auxílio de consultores especializados e com experiência no desenvolvimento de estratégias pode ser o caminho mais rápido e barato para ter uma estratégia de qualidade.
Aqui na Decmer Consultoria Empresarial mantemos uma área de Estratégia Empresarial focada no desenvolvimento de estratégias para micro, pequenas e médias empresas. Acesse e conheça!
Compreendendo a consultoria empresarial
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