
Atualizado em 5 de março de 2023.
O que você encontrará aqui
Toda empresa deseja crescer. Mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. E aqui não estamos falando de falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. A grande consideração é que muitas empresas querem crescer mas não possuem uma estratégia para crescer, não planejaram o seu crescimento.
Vamos explorar nesse artigo a importância de uma estratégia empresarial para o crescimento saudável e vertiginoso.
A busca contínua pelo crescimento
Na maioria das vezes, o crescimento está diretamente relacionado com a sobrevivência da empresa. Como as empresas não vivem de forma isolada e as demais empresas estão buscando ser competitivas, além das mudanças no mercado, não crescer pode significar ser engolido ou ficar pelo caminho.
Ainda que o mercado não esteja em um momento fácil para o crescimento das empresas, a busca do empresário deve ser o crescimento, e não apenas como se manter. Responder a pergunta “como crescer?” é diferente de responder sobre “como manter?”. Porém, aquele que está crescendo, está mantendo a sua existência; mas nem todos os que se mantém estão crescendo, e aí existe o risco para o negócio.
Ao buscar continuamente formas de crescer, ainda que o resultado concreto leve algum tempo para aparecer, a empresa concentra os seus recursos no “mais“: mais negócios, mais oportunidades, mais clientes, mais análises, mais buscas, mais tentativas. Quando as pessoas dentro de uma empresa entram na zona de conforto e deixam de buscar esse “mais” perde-se o potencial que há em cada um de criatividade e construção de novas soluções. E o que uma empresa precisa para crescer é justamente dessa criatividade e capacidade de inovação.
Daí a importância dessa pergunta: sua empresa está buscando crescer ou apenas se esforçando para manter-se?

O que fazer para o seu negócio crescer?
O crescimento de uma empresa não está relacionado apenas a possuir uma estratégia. Na verdade, trata-se de uma somatória de fatores. Podemos citar alguns deles:
- Produto ou serviço de qualidade: é fundamental garantir que o produto ou serviço ofertado aos consumidores seja de qualidade, atenda às expectativas e atraia a atenção. Não adianta sonhar com o crescimento do negócio sem um produto e/ou serviço de alta qualidade;
- Processo de vendas adequado: sem vendas não há geração de receitas, e sem receitas a empresa não sobrevive. Por isso é fundamental estruturar um processo de vendas que garanta a entrada recorrente de receitas;
- Experiência do consumidor: independente do produto ou serviço comercializado, ainda que em vendas para empresas, estamos lidando com pessoas. E para as pessoas sua empresa deve oferecer, se quer crescer, boas experiências no relacionamento e no consumo do produto ou serviço;
- Equipe engajada e competente: se entendemos que uma empresa sempre vende para pessoas, precisamos recordar que uma empresa é formada e conduzida por pessoas. Sem uma equipe realmente engajada com os objetivos da empresa e sem as competências necessárias para alcançar esses objetivos, dificilmente o crescimento virá.
Por isso é importante se preocupar com a gestão e a operação do negócio como um todo.
Porém, o que é preciso ter claro – e é sobre isso que estamos tratando neste artigo – é que sem uma estratégia para guiar todas essas ações, produtos, serviços e pessoas, a empresa continuará navegando sem rumo, sendo levada conforme os ventos e as ondas.
Crescer sem estratégia?
À medida que uma empresa assume essa postura de crescimento contínuo – independente do quanto o mercado apenas mostra cenários negativos – outra pergunta deve ser respondida: qual a estratégia da empresa para crescer?
É grande o número de empresas que não possuem uma estratégia formal para impulsionar o crescimento. Muitos empresários acabam por confundir o desejo de crescer e os palpites de possíveis soluções com uma estratégia.
Não deixe de conferir o artigo: A importância da estratégia para a pequena empresa.
Para crescer de maneira consistente, sólida e segura é preciso uma estratégia empresarial bem elaborada. Uma estratégia que tenha analisado os dados de mercado, as tendências, levantado as possibilidades e considerado os riscos e oportunidades de cada uma delas, e diversas outras ações, todas de acordo com os objetivos que a empresa quer alcançar no curto, médio e longo prazos.
Cada vez mais o mercado se torna competitivo e novos concorrentes surgem. Também os consumidores parecem mudar o seu comportamento com uma frequência maior do que há poucos anos. E essas mudanças constantes exigem uma estratégia sólida. Do contrário, a empresa será levada conforme os ventos soprarem, e nem sempre os ventos sopram na direção desejada pelos empresários.
Uma estratégia para crescer – Atual e revisada
Algumas empresas, ao contrário, possuem uma estratégia para crescer. Foi elaborada com qualidade e vem orientando os negócios. Porém, está desatualizada, não foi revisada recentemente.
Toda estratégia para crescer necessita de revisão periódica. As pessoas, as empresas, o mercado e as situações mudam e aquilo que foi definido pode não surtir mais o efeito desejado.
Supondo que você queira ir de carro de São Paulo até Campinas. Você então elabora a sua estratégia: avalia todas as rotas possíveis, os custos, o tempo, e escolhe aquela que é mais adequada. Na data programada, você começa o seu trajeto. Na metade do caminho, porém, você descobre que uma das rodovias está interditada, e terá que tomar um caminho até então não previsto. Será preciso revisar a sua estratégia, pois um caminho novo significa uma nova duração de viagem, alteração nos custos, e muitos outros fatores.
Da mesma forma com a estratégia empresarial: se uma estratégia foi elaborada em 2023 para o período de 5 anos, é bem provável que até o ano de 2028 aconteçam situações não previstas. Isso pode até não mudar o objetivo final, mas pode exigir revisar o caminho a ser percorrido.
Vale a pena pedir ajuda?
Possuir e executar uma estratégia para crescer traz muitos benefícios para as empresas. Justamente por isso deve haver o cuidado no desenvolvimento da estratégia. Não é uma tarefa fácil.
Se, por um lado, cada empresa é inteiramente responsável por sua estratégia (não é algo que possa ser terceirizado, pois faz parte da essência de todo negócio), por outro, ela pode contar com a ajuda de profissionais experiências nesse tipo de atividade. E uma das opções é contratar uma consultoria empresarial.
Ao contar com a ajuda de profissionais experientes, sua empresa aumenta as chances de desenvolver e executar uma estratégia de crescimento empresarial que realmente te leve aos objetivos organizacionais.
O desenvolvimento de uma estratégia empresarial envolve conhecimentos diversos e atualizados, bem como exige experiência.
Por isso, conte com a Decmer!
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