Atualizado em 8 de junho de 2023.
O que você encontrará aqui
Um estudo mercadológico pode ajudar a sua empresa a compreender melhor os movimentos do mercado, seus players e os riscos e oportunidades existentes.
Com uma compreensão melhor do mercado, sua empresa pode tomar decisões mais fundamentadas e seguras, desenvolver uma estratégia mais coerente e dar passos mais certeiros.
Contudo, um bom estudo mercadológico precisa ser desenvolvido com a metodologia adequada, com dados confiáveis e envolvendo muita Inteligência de Mercado.
Afinal, se um bom estudo de mercado pode ajudar na tomada de boas decisões, um estudo mal elaborado pode levar a empresa por caminhos indesejados.
Vamos nesse artigo mergulhar um pouco nessa realidade – mas longe de esgotá-la e de abordá-la em todos os seus aspectos – e entender como as empresas podem se beneficiar de um estudo de mercado de qualidade.
Para aprofundar ainda mais neste tema, confira esses artigos do blog da Decmer Consultoria Empresarial:
- As informações para tomada de decisão
- Estudo de mercado para abrir uma empresa
- Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa
A finalidade de um estudo mercadológico
Como o próprio nome diz, trata-se de um estudo, isto é, da busca por adquirir determinado conhecimento (no caso, sobre o mercado) e de compreender o que antes era obscuro.
Um estudo mercadológico traz para a empresa um conhecimento aprofundado sobre o mercado que está sendo estudado. Isso pode ser, por exemplo, o mercado em que a empresa já atua ou mesmo um novo segmento em que ela deseja atuar.
Com o estudo, a empresa pode planejar as suas ações com maior segurança e aumentar as chances de sucesso.
Assim, a empresa que busca um estudo de mercado é aquela que está em uma fase de tomada de decisões e para tomá-las com segurança deseja conhecer o mercado em detalhes.
Se essa é a realidade da sua empresa, conheça a nossa área de Inteligência de Mercado.
A Decmer atua na realização de pesquisas e estudos de mercado, avaliações de viabilidade e outras ações que, além de resultar em informações relevantes para o negócio, podem colaborar para reduzir os riscos, identificar oportunidades e ameaças e, com isso, aumentar as chances de sucesso.
A finalidade do estudo de mercado é clarear, aprofundar, apontar direções. Um estudo de mercado (ou uma pesquisa de mercado) não tem a finalidade em si mesmo, mas é o meio através do qual se elaboram planos consistentes.
Os benefícios de um estudo mercadológico
Ao desenvolver um estudo mercadológico, a empresa conquista para si:
- Um conhecimento atualizado sobre o mercado, deixando de lado conceitos defasados e ideias infundadas;
- Um aprofundamento em questões-chave para o negócio, deixando de conduzir a empresa baseado em percepções sem comprovações;
- Maior segurança na tomada de decisões estratégicas;
- Conhecimento sobre as tendências que podem impactar os seus negócios;
- Uma visão mais completa do mercado, extrapolando a visão viciada do dia-a-dia;
- Ter uma análise da concorrência que permita tomar decisões competitivas;
- A possibilidade de desenvolver ações de marketing mais eficazes;
- Aprimorar os produtos ou serviços ofertados para ter mais alinhamento com as demandas do mercado;
- Dentre outros benefícios atrelados ao objetivo específico da empresa ao desenvolver um estudo de mercado.
Para a maioria das empresas, trata-se de um grande salto na compreensão do mercado e na maneira de conduzir os negócios.
O que é necessário antes de iniciar um estudo de mercado
Se a sua empresa está considerando contratar um estudo de mercado, é importante considerar alguns pontos.
Em primeiro lugar, tenha clareza sobre qual é o objetivo do estudo. Para que, afinal, sua empresa está buscando um estudo mercadológico?
Em segundo lugar, saiba como você utilizará o estudo após recebê-lo. Do contrário, será apenas um documento com muitos dados e análises que ficará armazenado, ou ainda conhecimentos que serão adquiridos mas que não serão colocados em prática.
Depois, entenda que, sendo um estudo personalizado (a Decmer somente desenvolve estudos de mercado personalizados, levando em consideração o contexto e os objetivos de nossos clientes), é importante que sua empresa participe do processo de desenvolvimento. Ao participar, você colaborará com o seu conhecimento e experiência, encurtando caminhos e filtrando aquilo que não é necessário para sua empresa. Isso significa, na prática, que sua empresa tem que se organizar para acompanhar esse trabalho.
Por fim, e não menos importante, busque uma empresa competente e experiente no desenvolvimento de estudos mercadológicos. Lembre-se que um estudo bem desenvolvido ajudará sua empresa, e um estudo mal desenvolvido pode guiar sua empresa por caminhos indesejados.
A área de Inteligência de Mercado da Decmer ajuda as empresas a obter e analisar dados sobre seu mercado de atuação de modo a aproveitar melhor as oportunidades e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. São mais de 14 anos de experiência e dezenas de trabalhos realizados.
O aprendizado durante o percurso
Por fim, é importante observar um aspecto muito importante do desenvolvimento de um estudo mercadológico: ainda que o objetivo seja obter o estudo final e completo, aquilo que se aprende, discute e avalia durante o percurso de elaboração do estudo é parte da solução contratada.
Os consultores e analistas podem ajudar a sua empresa a melhor entender os movimentos do mercado e ressaltar aspectos que sua empresa não tenha percebido ou aos quais precisa voltar a sua atenção.
Em outras palavras, o que deve-se esperar de um estudo de mercado não é apenas o relatório final. Todo o processo de coleta e análise de dados faz parte do processo de estudar o mercado.
Durante o processo de estudo, sua empresa pode, inclusive, identificar pontos que indiquem a necessidade de redirecionar o próprio estudo. São descobertas que podem significar grandes oportunidades ou riscos para sua empresa, e isso deve ser levado em consideração.
Portanto, busque chegar ao seu destino, mas aproveite a viagem!
Como uma consultoria empresarial pode ajudar no desenvolvimento de um estudo mercadológico
Com tantas informações disponíveis e de fácil acesso, por que contratar uma consultoria para realizar um estudo de mercado?
Desenvolver um estudo de mercado trata-se mais da competência de coletar, analisar e interpretar os dados e informações do que da capacidade de buscar e reunir informações.
Não se pode confundir a capacidade de reunir e ler dados com a competência de analisar e gerar conhecimento útil a partir dos dados.
Em outras palavras, a Decmer Consultoria Empresarial possui profissionais, competências e experiências no desenvolvimento de estudos de mercado que nos permitem oferecer soluções melhores e completas.
Entre em contato com a Decmer e vamos conversar sobre como podemos ajudar a sua empresa!