Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
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O Inbound Marketing é um novo modelo de publicidade e captação de clientes que vem aos poucos aumentando seu reconhecimento e importância dentro do mercado. Mas ainda assim, é uma teoria ainda jovem em seu desenvolvimento e grande parte dos empresários ainda não sabe exatamente como ele funciona e se os resultados que ele oferece são realmente efetivos para sua empresa. Então, vamos conversar um pouco sobre como você pode elevar o status da sua emprega gerando negócios com inbound marketing.
Visando a criação de textos, imagens, vídeos e até infográficos que tenham relevância, esse modelo é baseado na captação de potenciais clientes a partir da criação de um conteúdo atrativo, focando em temas que tenham interesse real para o público-alvo, para atrair a atenção de um tráfego consistente. Esse tráfego se transforma em leads, que são contatos em potenciais, prontos para serem tratados até criarem negócios de sucesso em qualidade e quantidade. Esse processo pode ser feito de forma rápida e alguns mecanismos facilitam consideravelmente a obtenção de resultados positivos, mas isso será apresentado mais diante nesse artigo. O importante agora é entender como o Inbound Marketing irá influenciar a obtenção de clientes do seu negócio.
Que vantagens eu terei gerando negócios com Inbound Marketing?
Material atrativo gera um primeiro contato forte com possíveis clientes
Como todo mundo sabe, a primeira impressão é a que fica. O Inbound Marketing parte do principio de criar um conteúdo interessante e realmente relevante em seu site. Esse material vai ser o cartão de visitas da sua empresa dentro da internet e vai causar uma impressão imediata em quem visitar ele. O fato de ter um site que ofereça materiais como ebooks ou vídeos divertidos, pode fazer toda a diferença na decisão final de fechar um negócio com a sua empresa. Criar um bom conteúdo é a porta de entrada para centenas de novos negócios qualificados.
Sua empresa terá um claro rastro dentro da internet
Além de causar uma boa impressão inicial, ter um material digital de qualidade relacionado à imagem de sua empresa fará com que ela se imponha dentro do mercado. Depois de um tempo, esse conteúdo irá se fortificar naturalmente e você vai ver sua empresa constantemente gerando negócios com inbound marketing. Outro ponto importante nessa linha, é que você verá seus negócios criando impacto dentro de toda indústria em que atua, já que o Inbound Marketing pode colocar eles como um pilar do mercado.
Cada ação de marketing será avaliada individualmente
Um dos motivos que fazem o antigo modelo de marketing perder força quando comparado com o novo marketing, é que no método anterior era praticamente impossível mensurar com exatidão o resultado que cada ação tinha na hora de gerar negócios. Por mais efetivo que um anúncio na televisão ou em um outdoor possa ser, a empresa não tem como controlar como cada uma dessas ações vai influenciar na geração de novos negócios.
Já no Inbound Marketing, é possível controlar exatamente o resultado de cada ação. Se um ebook não está gerando o interesse do público-alvo, é possível analisar isso a partir da quantidade de leads que serão captados por ele. Se o número for realmente baixo, o gestor pode simplesmente mudar a tática, o tema ou simplesmente abandonar o projeto de um ebook e focar suas energias em novos modelos. Essa capacidade de analise dos resultados não traz apenas vantagens na parte da captação como também diminui consideravelmente o gasto com projetos que são inúteis ou não apresentaram o sucesso esperado.
Expandir o alcance da sua empresa
Usar a internet para o marketing tem diversas vantagens, mas talvez a principal delas seja a capacidade de atingir públicos muito variados em termos geográficos, sociais e de gênero. A única coisa que alguém precisa para encontrar sua empresa a partir do Inbound Marketing é ter algum interesse nos produtos ou serviços que são oferecidos. Isso muda completamente o jogo, antes baseado em microrregiões e público pequenos, limitado a certo alcance.
Com a Internet, o horizonte aumenta infinitamente, e apenas você vai limitar as pessoas que serão alcançadas por suas ações. Obviamente, ainda é importante manter na mente o seu público-alvo e os interesses dele, mas na internet é você que vai controlar isso, não o seu poder financeiro ou limites geográficos.
Gerando negócios com Inbound Marketing você estará gerando clientes fiéis
O Inbound Marketing dá uma grande importância no esforço de manter um cliente depois de um negócio fechado. Isso é feito a partir do constante contato, do oferecimento de material digital de qualidade e de uma comunicação sempre aberta a sugestões e respostas de dúvidas e dificuldades. Isso é possível com o Inbound Marketing porque ele se baseia completamente na atração de clientes bem tratados durante toda a corrente da negociação.
Desde o começo do contato com ele, você irá oferecer conteúdo e suporte, por isso manter esse processo será muito facilitado. Uma dica para manter esses clientes é a manutenção de redes sociais atualizadas e atuantes na relação com os clientes. Assim, aqueles que já fizeram negócio com a sua empresa terão contato constante com ela e os produtos oferecidos e os serviços ofertados.
Como usar o Inbound Marketing ao meu favor?
As vantagens de usar o Inbound Marketing para a captação de clientes são infinitas, mas muitos têm dificuldade em entender exatamente como isso é feito nesse método. Por significar uma mudança tão drástica em relação ao marketing antigo, seu formato de sucesso ainda passa pelo entendimento e aplicação de etapas bem definidas. Então, de uma forma bem resumida, entenda como usar o Inbound Marketing.
Atração
Tudo começa por atrair potenciais clientes. Isso é feito a partir da criação de textos, imagens e vídeos interessantes, que destaquem seu site ou blog nos programas de pesquisa como o Google. Um bom uso das palavras chaves também é fundamental. Assim, pessoas interessadas por seus produtos ou serviços vão encontrar seu site rapidamente e com grande facilidade. Para começar a colocar essa etapa em prática, pode ser uma boa ideia investir um pouco em anúncios de AdWords e no Facebook.
Captação
Uma vez que uma pessoa entra no seu site, ela deixa claro que tem um interesse, por menor que seja, no serviço oferecido pelo seu negócio. Assim, é essencial pegar os contatos dessa pessoa, como o email, nome e produtos de seu interesse. Isso pode ser feito a partir de modelos que incentivem a interação dele com a página. Talvez oferecendo um ebook em troca do email do usuário, ou vantagens para aqueles que se cadastrarem no site. Tudo é válido, desde que sirva para captar o interesse positivamente do potencial cliente.
Fechamento
Aqui, os contados captados na etapa anterior viram leads. Esses leads serão tratados por vendedores ou negociantes, que vão mandar emails pessoais e qualificados. É a partir daqui que ficará possível enxergar sua empresa gerando negócios com Inbound Marketing. Rapidamente seus vendedores fecharão negócios com esses clientes captados, já que eles normalmente têm um interesse claro e já entenderam muito bem como seus serviços ou produtos funcionam. Isso será fundamental, já que o fechamento será muito mais rápido e eficaz com esses leads do que com qualquer lista de email comprada. É mais uma vantagem do Inbound Marketing: seus potenciais clientes terão grande conhecimento durante as negociações, o que vai facilitar tudo.
Encantamento
Por último, mas não menos importante, vem o esforço na manutenção dos clientes já obtidos. Isso é feito a partir de muito cuidado com um negócio fechado. É importante cuidar com carinho das necessidades e dúvidas de todos os clientes e manter uma rede de contato sempre aberta com ele. Pode ser uma página nas redes sociais que seja constantemente atualizada e que interaja sempre com os seus clientes e seguidores, respondendo dúvidas, investindo em conteúdos divertidos e cativantes, assim sua empresa sempre estará no radar dos clientes. Usando essas etapas, o Inbound Marketing sem dúvida irá gerar negócios constantes para sua empresa.
É bem mais simples do que muitos pensam programar a sua empresa para um esquema que mantenha ela gerando negócios com Inbound Marketing. Esses resultados tendem a se tornarem naturais com a criação de automação e experiência dentro da sua equipe de trabalho e do desenvolvimento de uma relação de confiança com clientes e agentes importantes dentro do mercado. Logo, o sucesso de um método de Inbound Marketing dentro da sua empresa passa pela organização, dedicação e entrega ao projeto e as etapas do modelo.
Enfim, com as vantagens apresentadas e com as etapas bem apresentadas, é hora de colocar a mão na massa e ver o potencial infinito do Inbound Marketing gerando constantes negócios para a sua empresa e criando um rastro de contato, comunicação e evolução dentro de sua indústria de atuação e no mercado que você faz seus negócios.
A melhor parte disso tudo é que os gastos com marketing vão diminuir consideravelmente quando comparados ao modelo antigo, provavelmente usado até esse momento. Agora, não há mais desculpas para não aplicar o Inbound Marketing no seu negócio e mudar de vez o tamanho e os lucros de sua empresa.
Sobre o autor
Sobre a Zygon – Agência que usa o Marketing de Performance: uma metodologia que une o Inbound Marketing e a Mídia Programática para gerar visitas nos site e canais sociais dos nossos clientes e converter estes visitantes em leads de vendas.