Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
O que você encontrará aqui
A Inteligência Competitiva pode representar um diferencial para uma empresa – mesmo para as micro e pequenas empresas. E isso se deve à sua grande capacidade de acompanhar o mercado e gerar negócios.
O fato é que toda empresa, de todos os portes e atuando em qualquer mercado, busca o crescimento e deseja se destacar no mercado. Porém, a competição está cada vez mais acirrada, os consumidores estão mais exigentes e as boas oportunidades parecem não surgir continuamente. É justamente aí que a Inteligência Competitiva pode ser uma ajuda excelente.
Nesse artigo vamos explorar 4 motivos para investir em Inteligência Competitiva (também chamada de Inteligência de Mercado).
Para aprofundar mais o seu conhecimento no assunto, confira esses artigos:
- Como conhecer o mercado pode aumentar as vendas?
- Como analisar o mercado para ser mais competitivo
- Tendências de consumo – 3 motivos para acompanhar
- Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa
1- O mercado está mudando muito rapidamente
Diariamente uma quantidade enorme de notícias, artigos, publicações, pesquisas, vídeos e conteúdos nos mais variados formados são publicados. Destas informações, muitas representam novidades sobre o mercado: novos produtos, novas regras, novas formas de enxergar as situações, e assim por diante.
Além disso, vivemos uma era de mudanças rápidas e constantes. Pessoas, empresas, negócios, lugares, tudo está sofrendo mudanças, se adaptando e evoluindo com uma velocidade incrível. E tudo isso afeta as empresas.
A Inteligência Competitiva atua monitorando continuamente o mercado para manter a empresa atualizada sobre todos os movimentos e torná-la mais ativa e menos reativa em suas ações.
2- Acompanhar os concorrentes
Outro papel fundamental da Inteligência Competitiva é fazer o acompanhamento da concorrência para extrair oportunidades e ameaças.
Conforme explicamos no artigo 5 motivos para analisar a concorrência, ao conhecer mais profundamente os seus concorrentes, sua empresa poderá se posicionar melhor no mercado, descobrirá gargalos e oportunidades de atuação, não será surpreendido por seus concorrentes e ainda ampliará a sua visão e conhecimento sobre o mercado.
3- Inteligência Competitiva para gerar novos negócios
A Inteligência Competitiva tem a capacidade de gerar novos negócios. E qual é a empresa que não deseja gerar novos negócios continuamente?
A Inteligência Competitiva não é uma atividade pontual de análise de mercado, mas um processo contínuo de transforma dados brutos em informações relevantes para a empresa, e através dessas informações identificar e gerar novos negócios.
4- Aumentar a competitividade
Outro benefício fundamental da Inteligência Competitiva é o aumento da competitividade da empresa. Ou seja, à medida que uma empresa vai conhecendo melhor o mercado, se posicionando de uma maneira mais adequada, atuando de forma mais ativa e menos reativa e continuamente buscando e gerando oportunidades, gera toda cadeia de eventos que provoca um crescimento na capacidade de competição da empresa.
Vale ainda ressaltar que são poucas empresas que investem em Inteligência Competitiva, e aquelas que não investem são, em sua maioria, por falta de conhecimento sobre o assunto. Isso significa que o simples fato de investir em Inteligência Competitiva já é um diferencial competitivo para uma empresa, e a partir desse investimento os frutos vão sendo colhidos com o tempo.
Inteligência Competitiva para monitorar o mercado
Mas afinal, quais são os benefícios de monitorar o mercado através da Inteligência Competitiva? Com tantas mudanças ocorrendo, vale realmente a pena acompanhar o mercado mais de perto?
Para responder essas e outras dúvidas, a Decmer Consultoria Empresarial desenvolveu o e-book: Razões para monitorar o mercado. O material é gratuito. Aproveite!