Atualizado em 5 de março de 2023.
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Outbound ou inbound marketing? Qual a melhor opção? Primeiramente devemos levar em consideração que o marketing envolve mais do que simples estratégias. Ele está relacionado com percepção de valores, relações e conteúdos de qualidade. Não basta ter clientes, é necessário atrair fãs, que sigam e acreditem em seu negócio.
Para desenvolvermos uma estratégia digital que atenda ao interesse das pessoas como um todo é necessário considerarmos todas as alternativas disponíveis no mercado e decidir qual ou quais atingirão o seu público de forma eficiente (e vale lembrar que a estratégia digital deve estar vinculada à estratégia empresarial).
Por isso, neste post faremos uma comparação direta entre o outbound e o inbound marketing e esperamos que no final você possa ter uma visão mais clara sobre qual será o melhor para o seu modelo de negócio.
O que é outbound e inbound marketing?
Quando se trata de gastos em marketing, existem duas formas de considerar o outbound e o inbound marketing. Embora as empresas possam utilizar as duas estratégias, é sempre bom levar em consideração os prós e contras de cada uma.
O outbound marketing é aquele que estamos mais acostumados. É o tipo de marketing tradicional em que o cliente é abordado diretamente pelo vendedor. É quando a empresa utiliza certos meios de comunicação como TV, rádio, outdoors, telemarketing e outras mídias pagas para tentar convencer o cliente.
O custo desse tipo de marketing pode ser bem mais caro do que o inbound marketing. Além de o processo ser bem mais longo, pois esse tipo de marketing envolve desde pesquisas, prospecção de clientes, apresentação do produto ou serviço, ele ainda pode passar por um longo período de negociação até se chegar à efetivação da venda.
Já o inbound marketing pode ser qualquer estratégia de marketing digital utilizada para ganhar a atenção das pessoas de forma espontânea e sem pressão. Você faz sua parte, que é estar presente no lugar certo e na hora certa, e o cliente o encontra.
Ele se baseia na produção de conteúdos de qualidade que atraiam a pessoa para seu negócio. Ou seja, há um alinhamento entre o conteúdo que você publica com o interesse do cliente. Você consegue atrair tráfego naturalmente e a partir daí pode haver a conversão desses leads em clientes potenciais.
Quais as principais diferenças de estratégias do inbound e outbound marketing?
O outbound marketing utiliza estratégias de interrupção, e-mail direto, cold call, contato direto, enfim, estratégias sem muita preocupação se o cliente está ou não disposto a receber o que você tem a oferecer.
O inbound marketing traz características como estratégias de SEO ou SEM, marketing de permissão, relacionamento iniciado espontaneamente através de vários canais como blogs e consumo de conteúdos relevantes.
Qual é então a melhor estratégia de marketing para minha empresa?
A melhor estratégia para a sua empresa dependeria de uma análise (e até uma consultoria) mais aprofundada. Mas o que podemos dizer é que o inbound marketing vem mudando a mentalidade de muitas empresas em relação à forma de divulgação da sua marca.
Essa mudança de paradigma tem sido bastante positiva, principalmente para as pequenas e médias empresas que não possuem um grande orçamento para ser utilizado em marketing tradicional, devido ao custo.
Além do mais, o inbound marketing possibilita uma análise digital bastante mensurável e orientada para resultados (o que exige bastante atenção por parte da empresa, pois esta estratégia demanda monitoramento constante para que seja de fato mais eficaz). O custo-benefício é bastante significativo quando feito corretamente.
Devemos pensar que o comportamento do consumidor mudou. Hoje ele prefere a comodidade e a facilidade que a internet oferece para fazer pesquisas e escolher a empresa e o produto que deseja adquirir.
O inbound ajuda agregar valor à marca e intensifica o relacionamento com o cliente. Com ele o cliente se sente mais à vontade, pois é como se você tivesse pedindo permissão para apresentar seu produto ou serviço.
Enfim, cabe uma análise mais focada nos interesses de cada empresa para avaliar qual estratégia de marketing seria melhor, mas uma coisa nós podemos afirmar: seja com inbound marketing ou não, o importante é construir confiança com o cliente e isso só é possível trabalhando com transparência e qualidade.
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