Atualizado em 27 de fevereiro de 2023.
O que você encontrará aqui
A vitrine de loja é uma das melhores e principais maneiras de se fazer propaganda e atrair consumidores no varejo. A relação entre expor e vender é muito próxima, por isso vale a pena investir nesse aspecto do seu negócio.
Por meio dela você convida o seu cliente a entrar em seu estabelecimento, conhecer os produtos mais detalhadamente e realizar negócios. Por vezes ele não conhece o ambiente, mas se interessou por algo que está na vitrine. Aproveite essa oportunidade para conseguir mais um cliente assíduo.
Para uma boa vitrine de loja é preciso levar em consideração tanto aspectos estéticos como mercadológicos. Não basta ficar bonito e visualmente atraente se não atrair os consumidores corretos e gerar negócios; mas também não basta pensar apenas em vender e descuidar da apresentação da vitrine.
Apresentamos aqui 5 dicas de como organizar uma vitrine para a sua loja.
Se quiser compreender melhor como uma consultoria pode ajudar a sua loja a crescer, confira o artigo: Consultoria para lojas – Aprimorar a gestão e a atuação.
Recomendamos também a leitura de artigos sobre o relacionamento com clientes e a geração de negócios. Veja alguns do blog da Decmer Consultoria Empresarial:
- Retenção de clientes – 5 ações fundamentais
- Clientes satisfeitos – A importância e como garantir a satisfação
- Captar novos clientes – 3 passos fundamentais
Cuidado com o espaço
Se o espaço da vitrine for pequeno, não amontoe diversos produtos para apresentar o máximo possível logo na entrada. Quanto mais produtos, mais difícil fica para o consumidor visualizar e analisar as ofertas apresentadas. A poluição visual pode ser tanta que ele desiste de observar.
Agrupe objetos e deixe espaços para “respirar”. Quando o item for maior ele pode ficar mais isolado dos outros. Mas cuidado para não cometer o erro contrário, deixando a vitrine muito vazia.
Vitrine de loja temática
Busque um tema central para criar um cenário para a vitrine da loja. O tema pode ser esporte, datas comemorativas, alguma tendência, entre outros. Você pode ainda ousar e contar uma história mexendo com o imaginário do comprador.
Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não ser apenas “mais um entre tantos”. Em épocas comemorativas (como o dia das mães, por exemplo) muitas lojas preparam sua vitrine com o tema da comemoração, e isso pode causar a sensação para o consumidor de que todas as lojas estão semelhantes demais, a ponto de nada chamar a atenção.
Cuide dos detalhes
Todo dia mude pequenos detalhes para chamar atenção dos pedestres que passam regularmente. O espaço deve estar limpo e a decoração deve ser refeita ao menos uma vez por mês (a frequência ideal pode variar de acordo com o tipo de loja, a localização, o público, entre outros).
São os pequenos detalhes que podem convencer o cliente a entrar na loja e conhecer os produtos e as promoções.
Faça uma vitrine harmônica
Os objetos que tem altura diferente dão sensação de movimento e de ritmo. Os conjuntos devem ser separados por segmentos como masculino, feminino e infantil (ou alguma classificação diferente conforme o tipo da loja). Ao comunicar descontos, faça de maneira chamativa, mas sem poluir nem esconder os produtos. Use as cores a seu favor.
Deixe o espaço cromaticamente harmônico com cores complementares, análogas, tons frios e tons quentes. Aproveite as partes nobres da sua vitrine. Dê maior destaque para os produtos mais demandados, colocando-o no alto e em primeiro plano. Uma boa iluminação também é útil para destacar.
Planejamento e inspiração
Com um planejamento inteligente a sua vitrine atrairá mais compradores. Você pode pensá-la em um papel antes de iniciar a modificação. Caso esteja sem inspiração consulte sites e blogs especializados. O Pinterest e o Instagram são redes sociais que reúnem diversas ideias interessantes, inclusive para vitrine de loja.
É sempre bom lembrar que, na maioria das vezes, a vitrine é o primeiro contato físico da sua loja com o consumidor final. Por isso, cuidar dela com planejamento e realizando bons investimentos é parte fundamental da gestão do negócio.
Aumentando a competitividade do negócio
É certo que a disputa no mercado está cada vez mais acirrada. É fundamental que toda empresa cuide da sua competitividade, a fim de se destacar e gerar novos negócios continuamente.
Para ajudar as pequenas empresas a se tornarem mais competitivas, a Decmer Consultoria Empresarial lançou o e-book gratuito: Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva.